Banner Portal
Descobrindo e transformando texturas: possibilidades inclusivas
PDF

Palavras-chave

Inclusão. Aprendizagem. Desenvolvimento. Interação

Como Citar

SANTOS, Meigue Alves; SIQUEIRA, Stella Maris. Descobrindo e transformando texturas: possibilidades inclusivas. Sínteses: Revista Eletrônica do SimTec, Campinas, SP, v. 1, n. 3, p. 135–136, 2016. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/simtec/article/view/7772. Acesso em: 25 abr. 2024.

Resumo

O presente artigo aborda a importância da relação com o outro no desenvolvimento de crianças com necessidades especiais, de idade entre um ano e seis meses a dois anos, em uma turma de onze crianças, no Centro de Convivência Infantil (CECI). Pensando em integrar as necessidades de aprendizagem e desenvolvimento das crianças referidas, com as de todas as crianças do grupo é que surgiu a possibilidade de trabalhar texturas e cores. Esse projeto foi pensado a fim de proporcionar momentos de contato com texturas e materiais variados, pensando na ampliação da percepção tátil, envolvimento artístico e o conhecer as várias linguagens através de materiais diversos e do corpo. Foi explorando o meio em que vivem, que as crianças buscaram conhecer e entender as coisas existentes nele. Com isso pudemos ver que os processos de aprendizagem e desenvolvimento se dão por etapas ou fases em que cada sujeito tem uma trajetória individual e um ritmo maturacional próprio que devem ser respeitados. Cada atividade foi pensada, com muito cuidado, isso porque todas as crianças especiais envolviam-se com prazer pois, lhes eram proporcionados incentivos, tanto por parte das crianças, como de nós professoras, sempre pensando no desenvolvimento físico, emocional e cognitivo. Quanto à socialização das crianças foi o mais importante, uma vez que ao observarem as outras crianças, buscavam meios para as suas conquistas, e possibilidades de realizar as atividades que todas as crianças apresentavam, principalmente de incentivo motor, quando realizávamos brincadeiras cantadas com atividades que envolviam os sentidos e o corpo.
PDF
Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright (c) 2016 Meigue Alves Santos, Stella Maris Siqueira

Downloads

Não há dados estatísticos.