Abstract
O presente trabalho teve como objetivo avaliar a aceitação dos consumidores de 12 amostras comerciais de suco de laranja embaladas em Tetrapak®, com a finalidade de buscar novas informações que possam ser utilizadas por indústrias. Para realização do teste de aceitação utilizou-se escala hedônica de 9 pontos e de intenção de compra. Foram servidos, a 118 consumidores do produto, Para a análise estatística foram aplicadas análises estatísticas univariada, e multivariada: (ANOVA seguida por Teste de médias de Tukey e Mapa Interno de Preferência), com a utilização dos programas SAS e XLStat. As amostras A4, A7 e A10 apresentaram aceitação superior e a amostra A12 apresentou aceitação significativamente inferior (p<0,05) em relação à aparência e aroma. Em relação à textura, as amostras A1, A2, A7, A8, A10 e A11 apresentaram aceitação superior, enquanto as amostras A6, A9 e A12 foram menos aceitas. Em relação ao sabor e a impressão global, a amostra A11 apresentou aceitação superior (sem diferir a 5% das amostras A1 e A2) e aproximadamente 50% dos provadores avaliados certamente comprariam essa amostra. Já as amostras A6, A9 e A12 foram rejeitas pelos consumidores em ambos atributos. As amostras de suco e néctar de laranja não diferiram significativamente entre si (p<0,05). Em todos os atributos avaliados, a amostra A12 (versão light) diferiu significativamente (p<0,05) de sua versão tradicional (A11), sendo rejeitada pelos consumidores. A característica que mais contribuiu para a aceitabilidade das amostras analisadas foi sabor. O Mapa Interno de Preferência permitiu a representação gráfica dos resultados acima citados.This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Copyright (c) 2016 Eliete de Carvalho Leite
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