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Otimização da resolução e do tempo em experimentos no laboratório de ensino de raios x.
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Palavras-chave

Laue. Debye Scherrer. Raios x. Intensificador de imagem

Como Citar

OLIVEIRA, Tiago Jose Peres. Otimização da resolução e do tempo em experimentos no laboratório de ensino de raios x. Sínteses: Revista Eletrônica do SimTec, Campinas, SP, v. 4, n. 4, p. 122–122, 2016. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/simtec/article/view/7567. Acesso em: 29 mar. 2024.

Resumo

O Laboratório de Ensino de Raios x do Instituto de Física Gleb Wataghin da Unicamp funciona desde 1989. No biênio 2011/2012 esse laboratório foi reformado e modernizado. No momento o Laboratório conta com dois geradores de raios x destinados a experimentos de difratometria, Laue e Debye-Scherrer. Diagramas de Laue são fundamentais no estudo da determinação da orientação da estrutura cristalina, enquanto o método de Debye-Scherrer é decisivo na identificação de compostos cristalinos. Diagramas de Laue e de Debye-Scherrer são obtidos em filmes radiológicos e têm como principais preocupações a qualidade e a nitidez de suas linhas e pontos de interferência . Para otimizar essas duas propriedades foram utilizados intensificadores de imagens(fitas poliméricas flexíveis formadas por micro cristais de fósforo e terras raras que emitem luz ao serem bombardeadas por raios x), que foram acopladas as câmaras de Laue e de Debye-Scherrer, sobre os quais filmes Kodak ou Fuji foram sobrepostos. Os dispositivos colimadores e adaptadores foram usinados em latão nas oficinas do IFGW.A realização de um experimento na modalidade Laue exigia o uso de um gerador de raios x durante aproximadamente 3 horas. O uso de intensificadores de imagem e colimadores permitiram que esse tempo baixasse para 50 minutos. Nos experimentos de Debye-Scherrer o tempo dispendido que era de 9 horas, passou para 3 horas.O desenvolvimento e as adaptações de pequenos dispositivos para otimização dos experimentos citados conduziram a considerável economia energética, ganho de tempo e qualidade no desenvolvimento dos experimentos.
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Copyright (c) 2016 Tiago Jose Peres Oliveira

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