Banner Portal
Reações transfusionais imediatas notificadas pelo centro de hematologia e hemoterapia de campinas–sp, nos anos 2009 e 2010
PDF

Palavras-chave

Notificação. Reações transfusionais imediatas. Hemocomponentes

Como Citar

LIEBER, Sofia Rocha. Reações transfusionais imediatas notificadas pelo centro de hematologia e hemoterapia de campinas–sp, nos anos 2009 e 2010. Sínteses: Revista Eletrônica do SimTec, Campinas, SP, v. 4, n. 4, p. 270–270, 2016. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/simtec/article/view/7453. Acesso em: 29 mar. 2024.

Resumo

Transfusão de hemocomponentes é um meio eficaz de corrigir temporariamente a deficiência de hemácias, plaquetas ou de fatores de coagulação. O presente trabalho visou identificar as principais reações transfusionais imediatas, notificadas pelo Centro de Hematologia e Hemoterapia de Campinas no período de Janeiro de 2009 a Dezembro de 2010, que acompanhou o total de 63498 procedimentos. Dentre 436 fichas de notificação de reação transfusional, foram incluídas somente 417 cujos dados estavam completos. Para a avaliação da influência do gênero (46% homens) e do tipo de hemocomponente na incidência de reação transfusional, foi utilizado o teste do Qui-quadrado com correção de Yates (P<0,05). Os hemocomponentes que mais provocaram reações transfusionais foram: concentrado de hemácias (79,6%), concentrado de plaquetas (17,5%) e plasma fresco congelado (4,1%). A frequência de reação ao concentrado de hemácias foi maior entre as mulheres (p=0,0029) e a reação ao concentrado de plaquetas foi maior entre os homens (p=0,0238). A reação febril não hemolítica foi o tipo de reação transfusional mais observado (64,0%), seguido da reação alérgica urticariforme (28,3%), reação anafilactóide (5,3%) e sobrecarga volêmica (2,2%). Reação hemolítica aguda foi identificada em apenas um caso, dentre 332 eventos envolvendo concentrados de hemácias, resultante de uma incompatibilidade ABO. O levantamento sugere que, a maioria das reações transfusionais relatadas é devida a fatores relacionados ao próprio paciente. Todavia, a ocorrência de um caso de reação hemolítica aguda, demonstra que o controle de qualidade e o contínuo treinamento das equipes de enfermagem e laboratório devem ser uma constante.
PDF
Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright (c) 2016 Sofia Rocha Lieber

Downloads

Não há dados estatísticos.