Banner Portal
A importancia do papel do professor surdo de libras no CEPRE
PDF

Palavras-chave

Professor surdo. Língua de Sinais. Identidade Surda. Surdez

Como Citar

DESIDÉRIO, Rosemeire Aparecida Antunes. A importancia do papel do professor surdo de libras no CEPRE. Sínteses: Revista Eletrônica do SimTec, Campinas, SP, v. 4, n. 4, p. 155–155, 2016. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/simtec/article/view/7338. Acesso em: 24 abr. 2024.

Resumo

O professor surdo, sendo o mediador da Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) entre a criança e o mundo, tem um papel de suma importância quando interage com alunos surdos, seus familiares e os profissionais que participam da formação da sua escolaridade e do seu desenvolvimento. A LIBRAS é a primeira língua das crianças surdas e o programa comprova a capacidade de desenvolvimento dessas crianças. O trabalho desenvolvido pelo Programa de Surdez do CEPRE/FCM demonstra, em sua prática, o processo de inserir professor surdo em contato com crianças e adolescentes surdos através da comunicação em LIBRAS. É importante também que os familiares e os professores participem de uma formação nesse meio de comunicação para alcançarem um bom grau de comunicação com seus filhos e alunos. O Programa de Surdez do CEPRE/FCM desenvolve atividades metodológicas para formação de professores da rede escolar e de familiares, com apoio de professores surdos. Através de recursos visuais, práticos, o aprendizado da LIBRA e o contato com o professor de LIBRA surdo, os cuidadores da criança surda são incentivados a participar dessa formação e ampliar canal de comunicação com crianças e adolescentes surdos. A atuação do professor surdo é referencial de cultura e identidade na interação com crianças e adolescentes surdos.
PDF
Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright (c) 2016 Rosemeire Aparecida Antunes Desidério

Downloads

Não há dados estatísticos.