Banner Portal
Gestão do enfermeiro frente à logística do transporte intermunicipal de materiais cirúrgicos em serviços de saúde: relato de experiência
PDF

Palavras-chave

Administração de material no hospital. Esterilização. Transporte

Como Citar

BECK, Edna Maria Silva. Gestão do enfermeiro frente à logística do transporte intermunicipal de materiais cirúrgicos em serviços de saúde: relato de experiência. Sínteses: Revista Eletrônica do SimTec, Campinas, SP, v. 4, n. 4, p. 32–32, 2016. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/simtec/article/view/7270. Acesso em: 25 abr. 2024.

Resumo

Inaugurado no final do ano de 2008 o AME (Ambulatório Médico de Especialidades) em Santa Bárbara D’Oeste. A administração ficou sob a responsabilidade do Hospital Estadual Sumaré (HES). A Central de Material e Esterilização (CME) ficou responsável pela limpeza, preparo, esterilização, distribuição dos materiais e implantação do serviço de transporte. A presença do enfermeiro é fundamental para o gerenciamento do processo de trabalho. A preocupação em transportar os materiais cirúrgicos dentro das normativas existentes é uma das maneiras clara de perceber que o material chegará ao serviço de saúde de maneira segura. A gestão do enfermeiro frente a essa logística faz com que o paciente tenha uma assistência segura mediante a implantação do serviço de transporte intermunicipal distribuindo os materiais preparados na CME.  Reuniões foram realizadas para discutir tipo de transporte; fluxograma e análise da nova Resolução. Com a nova Resolução – RDC Nº 15, de 15 de março de 2012, verificou-se que o transporte intermunicipal estava sendo realizado adequadamente. Contêiner rígido, resistentes às puncturas, lacrados; impresso com nome do paciente e kit cirúrgico; educação permanente; trabalho em equipe e comunicação foram tarefas realizadas rotineiramente. Existem fluxos para transporte limpos e sujos onde são encaminhados com listagem dos materiais para utilizar em sala operatória bem como processar na CME. Conclui-se que este relato requer aperfeiçoamento contínuo, comunicação e trabalho em equipe. A experiência apresentada trouxe maior segurança no transporte intermunicipal dos materiais cirúrgicos processados em CME.
PDF
Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright (c) 2016 Edna Maria Silva Beck

Downloads

Não há dados estatísticos.