Banner Portal
A prática docente do professor de educação infantil memoria e relato de quem ensina e aprende
PDF

Palavras-chave

Educação infantil. Professores. Crianças. Teoria. Pratica

Como Citar

SILVA, Benedita de Lourdes Motta. A prática docente do professor de educação infantil memoria e relato de quem ensina e aprende. Sínteses: Revista Eletrônica do SimTec, Campinas, SP, n. 5, p. 91–91, 2016. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/simtec/article/view/7090. Acesso em: 24 abr. 2024.

Resumo

Meu Trabalho de Conclusão de Curso de Pós Graduação em Educação Infantil foi apresentado no Centro Universitário Salesiano de São Paulo, ano de 2013 na cidade de Campinas." A Pratica Docente do Professor de Educação Infantil,Memória e Relato quem Ensina e Aprende",são pontos apresentados a partir de um trabalho de mais de 20 anos como professora de Educação Infantil.Esse longo período foi dedicado em cuidar e ensinar várias crianças que estavam matriculadas na creche da DEdic e paralelamente sempre buscando diferentes tipos de aprendizados que enriqueceram minha prática no âmbito pessoal e profissional.Trazendo uma síntese desta longa jornada o trabalho foi baseado no plano histórico apresentando o contexto social e político acerca da infância,especialmente nas últimas três décadas,período vivido intensamente pelas transformações na Educação Infantil.No Brasil pode-se destacar as décadas de 70 e 80 do século passado como marco principal do início de um debate que busca alterar a concepção assistencial das creches.A Educação Infantil,especialmente na  primeira infância começa a ter destaques nos estudos e pesquisas .Os anos da década de 90 foram marcados também por diversas alterações na Legislação Brasileira mudando até mesmo a maneira de como reconhecer as crianças, dentre elas o ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente) e a LDB (Lei de Diretrizes e Base da Educação).Buscando a missão formativa do professor o foco é as discussões teorizadas por Vygotsky de como a Ciência dada através da documentação pode contribuir na formação docente e auxiliar a prática reflexiva.
PDF
Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright (c) 2016 Benedita de Lourdes Motta Silva

Downloads

Não há dados estatísticos.