Abstract
Com a intenção de apresentar outras formas de entretenimentos, o projeto realizado no ano de 2014 visa resgatar brinquedos, brincadeiras e cantigas de roda na educação infantil, na Creche Área de Saúde – UNICAMP, com grupo de 11 crianças de 36 meses. As boas lembranças da infância nos remetem aos tempos em que brincávamos de passa anel, esconde – esconde, amarelinha, na inocência da nossa imaginação. Mas o tempo passou e trouxe grandes modificações, entre elas as várias formas tecnológicas, como ipad, iphone, tablets, entre outros. Consideramos que esses recursos tecnológicos facilitam a comunicação no mundo globalizado, ultrapassando todas as fronteiras em um clic. Esse clic tem feito parte da vida das crianças desde a mais tenra idade, tornando-as internautas ainda pequenos. Tantas opções de recursos invadem e alteram a cultura e os valores das pessoas, principalmente, o da criança que muitas vezes passa grande parte do dia em frente ao computador brincando com os jogos virtuais, e ficam também vulneráveis as informações recebidas on-line. Para tanto, utilizamos como metodologia um questionário junto às famílias das crianças, onde as mesmas indicaram seus brinquedos, brincadeira e cantigas de roda de sua preferência. A pesquisa foi apresentada aos pequenos na roda de conversa e após, desenvolvida as atividades que contemple o tema. Diante do exposto, verifica-se a necessidade de resgatar os brinquedos, brincadeiras e cantigas de roda para se valorizar as diferentes culturas.
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Copyright (c) 2016 Sandra Mara de Oliveira Cruz, Cyntia Aparecida Franklin Savano