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Estratégias para redução do uso de animais no preparo de material didático para o ensino de biologia tecidual
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Palavras-chave

Ensino. Biologia tecidual. Animais. Preparado histológico

Como Citar

SILVA, Cintia Rizoli Ruiz; YAMADA, Áureo Tatsumi; BUZATO, Carla Beatriz Collares; JOAZEIRO, Paulo Pinto; ARANA, Sarah. Estratégias para redução do uso de animais no preparo de material didático para o ensino de biologia tecidual. Sínteses: Revista Eletrônica do SimTec, Campinas, SP, n. 5, p. 69–69, 2016. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/simtec/article/view/7064. Acesso em: 18 abr. 2024.

Resumo

A área de Ensino de Biologia Tecidual do Instituto de Biologia oferece disciplinas que utilizam preparados histológicos de órgãos de vertebrados para os cursos: Ciências Biológicas (diurno e noturno), Enfermagem, Farmácia, Fonoaudiologia, Física Médica, Medicina, disciplinas de pós-graduação e cursos de extensão, utilizando-se para cada curso uma coleção específica. No Laboratório de Histotécnica e Ensino (LHE) é realizado o processamento desse material. Por considerar importante a redução do uso de animais e com o objetivo de acompanhar os critérios estabelecidos pelas comissões de ética na utilização de animais de laboratório, os docentes e técnicos envolvidos com o LHE desenvolveram estratégias para reduzir o sacrifício de animais exclusivamente para fins didáticos. Essas estratégias incluem: reduzir o número de coleções em uso ao utilizar uma coleção por dupla de alunos, que também se mostrou pedagogicamente eficaz por ampliar a participação e troca de informações pela dupla; constante avaliação dos preparados em uso e sua recuperação periódica; digitalização das coleções; aproveitamento de órgãos não alvo de estudo em animais destinados à pesquisa científica para obtenção de material didático. Finalmente, para o ensino de recorte de peças anatômicas e interpretação de planos de corte, foi desenvolvido um bloco de gelatina colorida onde são inseridos macarrões de diferentes formatos, simulando estruturas como vasos e nervos em órgãos. Esse conjunto de estratégias tem permitido redução significativa no uso de animais para ensino, e a conscientização de nossos alunos, futuros profissionais, para a adoção ou criação de estratégias que prezem a ética na utilização de animais.
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Copyright (c) 2016 Cintia Rizoli Ruiz Silva, Áureo Tatsumi Yamada, Carla Beatriz Collares Buzato, Paulo Pinto Joazeiro, Sarah Arana

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