Banner Portal
A importância do técnico de enfermagem nas aplicações de BCG intravesícal no tratamento de tumores de bexiga
PDF (Português (Brasil))

Keywords

BCG
Técnico de enfermagem
Paciente

How to Cite

ARRUDA, Maria Aparecida Alves de; SILVA, Tânia Cristina Neves; CÂNDIDO, Elaine Cristina. A importância do técnico de enfermagem nas aplicações de BCG intravesícal no tratamento de tumores de bexiga. Sínteses: Revista Eletrônica do SimTec, Campinas, SP, n. 8.Eixo 3, p. e0220939, 2023. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/simtec/article/view/18171. Acesso em: 12 may. 2024.

Abstract

Introdução/Objetivo: Os tumores de bexiga são muito prevalentes na população e um dos tratamentos preconizados é a aplicação de BCG intravesical, o qual é realizado no Ambulatório de Cirurgia do HC-Unicamp. Vacina BCG (Bacillos Calmett-Guérin) intravesical é uma imunoterapia que faz com que o nosso sistema imunológico crie condições de atacar as células cancerígenas, atuando principalmente para evitar a recorrência do tumor. O objetivo é destacar a importância do papel do técnico de enfermagem durante o procedimento realizado pela enfermeira. O procedimento é invasivo e torna-se fundamental o acolhimento, preparo e orientação desenvolvidos pelo profissional que o assiste, para minimizar o constrangimento, integridade e aceitação do paciente em relação ao seu tratamento, preservando a sua privacidade. Metodologia: No dia do agendamento, é avaliado a quantidade de pacientes que serão atendidos, visando-se material, a diluição da vacina e organização da sala. O paciente é recebido e orientado a esvaziar a bexiga, em seguida retornar à sala onde se inicia o atendimento, auxiliando-o a remover seu vestuário e sua acomodação no leito. Retomamos os passos do procedimento, questionando-o sobre as reações indesejáveis no andamento do processo de tratamento. Em seguida a enfermeira realiza a introdução da sonda vesical de alívio, para a infusão da medicação que foi anteriormente diluída. Ao terminar a infusão retira-se cuidadosamente a sonda vesical e orienta-se o paciente o horário do término, para que a medicação permaneça por duas horas dentro da bexiga, e se alcance o efeito terapêutico desejado. Resultados: No Ambulatório de Cirurgia do Hospital de Clínicas da Unicamp o procedimento é realizado por uma enfermeira especialista, auxiliada pelos técnicos de enfermagem, visto que é um procedimento invasivo e de alto custo, sendo necessário uma avaliação prévia e rigorosa pela equipe multiprofissional. Assim sendo, o técnico de enfermagem, bem como a enfermeira cumpriram seus papéis, e finalizando o procedimento e seguindo-se os passos e orientações acima, observamos que o paciente teve melhor aceitação, menos constrangimento, vínculo de confiança e entendimento do tratamento necessário para sua doença. O paciente foi bem atendido, deixa a Instituição satisfeito e confiante no tratamento instituído. Conclusão: Conclusão: Trata-se de um tratamento em que é muito importante a experiência, interesse e dedicação do técnico de enfermagem para que os pacientes obtenham os resultados esperados do seu tratamento e satisfação no atendimento neste Hospital de Clínicas. O profissional de enfermagem exerce um papel fundamental e de suma importância, dependendo dele a responsabilidade de tornar o processo de vacinação segura e eficaz, proporcionando tranquilidade, segurança e bem estar do paciente e seus familiares.

PDF (Português (Brasil))

References

Reis, Leonardo Oliveira et al. Are we following the guidelines on non-muscle invasive bladder cancer?. International braz j urol [online]. 2016, v. 42, n. 1 [Accessed 15 September 2022] , pp. 22-28. Available from: <https://doi.org/10.1590/S1677-5538.IBJU.2015.0122>. ISSN 1677-6119. https://doi.org/10.1590/S1677-5538.IBJU.2015.0122.

WROCLAWSKI, Marcelo Langer et al. Alternative therapies to bacillus calmette-guérin shortage for nonmuscle invasive bladder cancer in Brazil and other underdeveloped countries: management considerations. Journal of Global Oncology, v. 5, p. 1-9, 2019.

Creative Commons License

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright (c) 2023 Maria Aparecida Alves de Arruda

Downloads

Download data is not yet available.