Abstract
Introdução: A Diretoria Geral de Recursos Humanos é um dos Órgãos da Unicamp que se incumbe de construir e viabilizar várias das estratégias para o desenvolvimento das pessoas na Universidade, promovendo ações que qualifiquem o servidor nos âmbitos profissional e pessoal. Objetivo: Abrir espaços internos para discussão e estabelecimento de consenso para o trabalho em conjunto tem sido um dos meios pelos quais a DRGH-Desenvolvimento tem se utilizado para contribuir e alcançar, além do estabelecimento de relações de trabalho produtivas, harmônicas e saudáveis, também o alinhamento das equipes em seus variados papéis, promovendo espaços que prevaleçam atitudes de respeito e a compreensão de seus papéis e suas necessidades. Este é o objetivo do programa intitulado Desenvolvimento de Equipes e Lideranças. Metodologia: O Programa consiste na realização de oficinas temáticas, entrevistas individuais semiestruturadas, exposições de vídeos, técnicas de dinâmicas de grupo com objetivo de facilitar e promover o diálogo e as reflexões sobre as rotinas estabelecidas. Para isso, envolvemos a estrutura existente no local tendo alinhamento das lideranças e equipes. Como estratégias estimulamos a reflexão sobre o papel de cada um possibilitando abordagens pessoais, e as percepções individuais e coletivas dos servidores, buscando manter um ambiente saudável e possibilitando que posteriormente sozinhos encontrem melhores caminhos para as situações que vivenciam diariamente. Essas estratégias utilizadas potencializam os momentos de reflexão que favorecem uma restruturação no ambiente de trabalho. Resultados: Os participantes e as lideranças ressaltam os benefícios deste trabalho em suas equipes, possibilitando o diálogo, compartilhamento de suas rotinas, tratando os incômodos e ressaltando as ações positivas realizadas no ambiente de trabalho. Os resultados dessas ações potencializam o profissional no estabelecimento de metas, na execução de suas práticas e posicionamentos, possibilitando decisões mais seguras, a compreensão da real necessidade do trabalho, as decisões de mudanças nas condutas, competência, habilidade, atitudes e promoção do senso de corresponsabilidade. Nos diálogos estabelecidos nos grupos, foram dados exemplos de situações do dia a dia apontando a rotina do serviço como também as práticas e ações positivas existentes no local e de incômodos em relação ao ambiente de trabalho. Entre o 2º semestre de 2019 até agosto 2022 foram atendidas 7 unidades conforme tabela. Os números mencionados dizem respeito aos que participaram diretamente do trabalho, entretanto devemos considerar que há um impacto na equipe e nas direções, uma vez que a liderança e os membros se desenvolveram. Conclusão: A pandemia de Covid-19 trouxe muitas mudanças nas relações humanas de modo geral, e nos contextos de trabalho em especial. As pessoas precisaram ficar distantes e num primeiro momento isso gerou desconfortos e incômodos. Tornou-se ainda mais urgente a necessidade de abrirmos espaços de diálogos para uma melhor compreensão e adequação da nova realidade, tornando o que poderia ser desagregador às equipes em momentos de compartilhamento e estabelecimento de novas trajetórias e conquistas grupais, a fim de manter as relações saudáveis no ambiente de trabalho.
References
MOSCOVICI, Fela. Desenvolvimento Interpessoal: treinamento em grupo. 7. ed. Rio de Janeiro: José Olympio, 1997. 173 p.
DEJOURS, Christophe. A Loucura do Trabalho: Estudo de psicopatologia do trabalho. 6. ed. São Paulo: Cortez Editora, 2015. 81 p.
LUCENA, Maria Diva da Salete. Planejamento de Recursos Humanos. 1.ed. São Paulo: Atlas. 1990, 52 p.
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Copyright (c) 2022 Adelia Maria Reggio Machado, Gislene de Oliveira, Luciene Rodrigues de Oliveira Borges, Tais Gonzales Lobui Scavacini, Giovanna Beraldo de Azambuja Silva