Abstract
Introdução: Em meados de março de 2020, a OMS elevou o status da contaminação pelo novo coronavírus (Sars-Cov 2) para “Pandemia de Covid-19”. Assim, o ensino online passou a fazer parte do cotidiano da Universidade. As Boas Práticas de Laboratório consistem num conjunto de regras e procedimentos de segurança que visam eliminar ou minimizar os incidentes/acidentes, além de riscos à saúde relacionados ao trabalho em laboratórios. O oferecimento do curso básico de BPL pôde envolver os funcionários e capacitá-los para auxiliar os alunos proporcionando a vivência prática e teórica. Objetivo: Este trabalho consiste na apresentação da experiência de um instrutor no ensino remoto do curso BPL por meio da escola corporativa da Unicamp (EDUCORP). Metodologia: Este é um estudo descritivo, tipo relato de experiência. Para o curso remoto utilizou-se a modalidade assíncrona com vídeos aulas disponibilizadas no ambiente virtual de aprendizagem Google Classroom. As videoaulas abordam Introdução e Segurança do Trabalho, Riscos e Prevenção, Trabalho em laboratórios e Emergências. Para a coleta de dados foi utilizado o formulário de avaliação de reação/satisfação da EDUCORP de janeiro a dezembro de 2021. Resultados: Foram realizadas 8 turmas e entre as 114 avaliações preenchidas voluntariamente, 91% dos alunos "concordam totalmente” que o acesso à plataforma e aos vídeos foi fácil. Porém, ao tratar do quesito: esclarecer todas as dúvidas, esse índice de satisfação cai para 82%. Com relação a auto-avaliação, 13% "concordam parcialmente” que assimilaram o conteúdo do curso. Enquanto que 85% “ concordam totalmente” que sentem-se capazes de compartilhar com outras pessoas os conhecimentos adquiridos. Já no quesito conteúdo, 73% “concordam totalmente” com a carga horária oferecida e 77% “concordam totalmente” que o conteúdo foi suficiente. Porém, ao responder sobre a profundidade do curso apenas 67% “concordam totalmente” e 31% “concordam parcialmente”. Compilando os dados, incluindo a avaliação dos instrutores, o curso BPL no ano de 2021 obteve uma média de 73% “concordo totalmente”; 86% “concordam totalmente” com o formato EAD (ensino remoto assíncrono); 89% "concordam totalmente" com o trabalho dos instrutores; e 80% “concordam totalmente” com sua participação e desempenho no curso (Figura 01). O índice de aprovação foi de 94% e 99% dos alunos recomendariam o curso para colegas de trabalho. Conclusão: O uso dessa modalidade de ensino tem seus pontos positivos como facilidade de acesso às aulas/materiais didáticos, evitar gastos com deslocamentos até a sede da EDUCORP. A dinâmica exigida para aulas assíncronas torna-se um complicador para o aprofundamento do conteúdo, como observado pelos alunos em suas avaliações. No geral, o conjunto do curso foram muito bem avaliados, demonstrando a receptividade e a necessidade por oferta de mais cursos de capacitação e atualização aos servidores.
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Copyright (c) 2022 Ana Paula Ferreira de Souza