Abstract
Introdução: No inicio do ano de 2020 estávamos com o projeto de escuta e observação das crianças quando nos deparamos com uma nova realidade que jamais havíamos imaginado, o isolamento social devido a um novo vírus, o coronavírus. Seguíamos agora com uma nova realidade, o distanciamento, uma ¨ANTÍTESE¨ na nossa cultura da primeira infância que tem como principal singularidade a interação e socialização. E agora? Como construir as vivências e experiências com as crianças sem as relações sociais que tanto são permeadas no cotidiano da escola, relações que não cabem dentro da tela de um computador! Objetivo: Nossa proposta foi oportunizar experiências com a natureza para o convívio familiar: na varanda, no quintal e em seu entorno, compartilhando as vivências como ambiente favorável às aprendizagens. Metodologia: ¨Que natureza você vê da sua janela" e um quintal de possibilidades foram as novas maneiras de construção das aprendizagens. "Que natureza você vê da sua janela" e um quintal de possibilidades foram abordagens durante os encontros. O que as crianças veem, as arvores, o céu, as plantas, pessoas, muros, o que elas observam? Construção de bonecos gravetos, luzes e sombras , culinária ,trocas de cartas e Drive Thru da saudade. Resultados: A principio não foi fácil para as crianças, famílias e professoras lidarem com essa ferramenta de trabalho nos encontros virtuais, que foi a utilização do computador, e regras como falar um de cada vez, escutar o colega e envolver as crianças com prazer nas atividades foi desafiador e demandou tempo. Como existem inúmeros brincares, o brincar com o corpo se fez presente nos jogos como a amarelinha e jogo da velha. Nas atividades com culinária as crianças tiveram a oportunidade de preparar, experimentar e manusear alimentos de seu cotidiano, proporcionando assim aromas e sabores nos preparos das receitas junto com as famílias, além de discriminar, nomear e seriar as sementes de frutas pelo tamanho: do maior para o menor, agrupar objetos estabelecendo relações de diferenças. De certa forma, os encontros virtuais amenizaram um pouco a distância e propostas de atividades em pequenos grupos, além de um bocado de conversa fora, no qual a saudade da escola e amigos permeava nossos encontros. As crianças trocaram cartas enviadas pelo correio despertando sentimentos de pertencimento, admiração, alegria e afeto e, como encerramento, seguindo os protocolos de cuidados, realizamos o encontro no formato de Drive Thru para entrega de mudas de plantas. Conclusão: Queremos aqui apenas contextualizar nossas ações em como amenizar o suporte de comunicação e manutenção de vínculos entre as famílias e crianças no isolamento durante a pandemia. Sabemos que a inovação tecnológica é um grande mecanismo de trabalho da atualidade, mas sabemos também que a educação infantil tem suas especificidades próprias do fazer pedagógico que é a socialização e interação entre coetâneos e adultos, sendo a interação social o eixo principal da educação infantil.
References
BARROS, Manoel de. Meu quintal é maior do que o mundo. Rio de Janeiro: Alfaguara, 2015.
BONDIÁ, Jorge Larrosa. Notas sobre a experiência e o saber da experiência. Revista Brasileira de educação, 2002.
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