Banner Portal
Experienciando a mascote da turma
PDF (Português (Brasil))

Keywords

Educação infantil
Criança
Mascote
Família e instituição

How to Cite

CORDEIRO, Valdineia Bento; PORCINO, Ana Paula da Costa; PEREIRA, Valquiria Salustiano. Experienciando a mascote da turma. Sínteses: Revista Eletrônica do SimTec, Campinas, SP, n. 8.Eixo 3, p. e0220050, 2023. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/simtec/article/view/17810. Acesso em: 20 may. 2024.

Abstract

Introdução: Este projeto está sendo desenvolvido no Ceci Parcial/DEDIC-Unicamp em 2022, no período das 07:00 às 13:00 no módulo maternal contemplando uma turma de 9 crianças de 2 anos. Objetivo: Consistiu primeiramente na criação de uma identidade para a turma recém-chegada à creche após um período de isolamento domiciliar causado pela pandemia da covid 2019, e em uma série de ações como forma de contribuir para o processo de adaptação/acolhimento e desenvolvimento integral da criança, culminando em uma grande parceria entre família/família, família/instituição. Metodologia: No início do ano, durante a roda da conversa foi mostrada para as crianças uma seleção de figuras diversas para escolherem uma, a maioria escolheu a borboleta. Baseado nesta escolha das crianças foi dado início na construção da mascote por meio da vivência de pintura no tecido algodão cru com tinta de tecido. Os materiais e métodos utilizados foi envolver a família na construção da mascote, a interação se deu através do envio dos materiais solicitados a elas, na confecção da bolsa e mascote no tecido pintado pelas crianças. Resultados: A mascote passou a conviver conosco diariamente por meio da roda da conversa e da visita quinzenal à casa de uma criança. Sempre apresentamos a mesma na roda, as crianças lembram como foi a visita à sua casa, nos contam do seu jeito. Percebemos o envolvimento, entusiasmo delas ao contar sobre a visita, podemos notar que têm proporcionado a elas melhoria na aquisição e ampliação da linguagem oral e corporal. Na visita as famílias solicitamos que nos devolva com registros de como foi essa vivência através de fotos, pinturas, colagens, desenhos e relatos de acordo com a preferencia de cada uma, também orientamos que a criança participe deste momento. Notamos que este processo com o projeto têm contribuído cada vez mais entre a parceria creche/família por permitir trocas de experiências com os envolvidos. Salientamos que ao ser devolvida fica em quarentena seguindo os protocolos vigentes da Covid 19. Conclusão: Concluímos que as expectativas em relação aos resultados esperados estão sendo alcançadas, as crianças e famílias envolveram-se com a proposta tornando as aprendizagens significativas uma vez que notamos a expansão no vocabulário das crianças e maior envolvimento nas vivências proposta para as famílias.

PDF (Português (Brasil))

References

BRASIL, Ministério da Educação. Diretrizes Curriculares nacionais para educação Infantil. Secretaria de Educação Básica. Brasília: MEC, SEB, 2010.

Ministério da Educação. Brinquedos e brincadeiras nas creches: manual de orientação pedagógica / Secretária da Educação Básica. – Brasília: MEC/SEB, 2012.

Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Proposta preliminar. Segunda versão revista. Brasília: MEC, 2016. Disponível em: <http://basenacionalcomum.mec.gov.br/documentos/bncc-2versao. revista.pdf>.Acesso em: 23 mar. 2017

Creative Commons License

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright (c) 2022 Valdineia Bento Cordeiro, Ana Paula da Costa Porcino, Valquiria Salustiano Pereira

Downloads

Download data is not yet available.