Banner Portal
Qualidade de furos alargados em alumínio-silício
PDF (Português (Brasil))

Keywords

Brocas
Alargadores
Fluídos
Furação

How to Cite

MAGRI, Aristides; SUYAMA, Daniel Iwao; GATAMORTA, Fabio; PASCHOAL, João Paulo de Oliveira. Qualidade de furos alargados em alumínio-silício. Sínteses: Revista Eletrônica do SimTec, Campinas, SP, n. 8.Eixo 2, p. e0220038, 2023. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/simtec/article/view/17771. Acesso em: 11 may. 2024.

Abstract

Introdução: A furação é uma das operações de usinagem mais realizadas na indústria pois a maioria dos componentes deve possuir ao menos 1 furo, seja ele para auxiliar na cadeia de fabricação ou como elemento presente já no produto acabado. O grande desafio é quando furos com profundidades relativamente grandes e boa qualidade são demandados e, por conta disso, o furo necessita de uma operação de ajuste após a furação. Objetivo: Assim, este trabalho tem por objetivo avaliar o acabamento superficial e as tolerâncias geométricas e de forma de furos submetidos à operação de alargamento sob diferentes condições de profundidade de usinagem (variações entre o diâmetro da broca e diâmetro do alargador), em liga de Alumínio-Silício. Metodologia: Foram realizados furos e alargamentos em liga de alumínio-silício (com teor aproximado de 9% de silício). Foram utilizadas brocas helicoidais de aço-rápido sem cobertura com diâmetros de 12,5; 12,8 e 13,0 mm e um alargador de 13,0 mm de diâmetro. Após a furação e alargamento, os furos tiveram acabamento superficial medido por rugosímetro e tolerâncias dimensionais medidas por máquina de medir por coordenadas (MMC). Resultados: Resultados obtidos apontam que a diferença entre os diâmetros de broca e de alargador influenciam no acabamento superficial, mas não influenciam nos desvios dimensionais e de geometria. Quando os diâmetros nominais são iguais, o acabamento superficial fica ruim pois piora o acabamento vindo da furação. Isso se deve à não remoção de material pelo alargador uma vez que as cristas de rugosidade são apenas amassadas contra a superfície. Quando a diferença de diâmetros é suficiente para promover o corte, o acabamento superficial é melhorado. Nos desvios dimensionais e geométricos, a influência maior é do processo de furação: quanto melhor o furo preliminar, melhor é a qualidade do furo alargado. A baixa diferença entre os diâmetros não afeta significativamente após o alargamento. Os resultados apresentados participaram de publicações acadêmicas que são necessárias à manutenção da pontuação dos programas de pós graduação da Faculdade de Engenharia Mecânica. Essa pontuação implica diretamente no número de bolsas e projetos que captam recursos para a pesquisa na Faculdade.Alem da pontuação ajuda a divulgar como congressos e mídias. Conclusão: Em ligas de alumínio, a ductilidade é uma propriedade mecânica a ser considerada na usinagem; O processo de alargamento promove melhorias na qualidade dos furos usinados; Tem-se a necessidade de uma diferença de diâmetro superior a 0,2 mm entre broca e alargador, para que esta última operação seja efetiva.

PDF (Português (Brasil))

References

Hanna Tools, WEINGAERTNER, Walter Lindolfo; SCHROTER, Rolf Bertrand . Tecnologia da Usinagem do Aluminio e de Suas Ligas. SÃO PAULO: ALCAN ALUMINIO DO BRASIL, 1990

Creative Commons License

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright (c) 2022 Aristides Magri, Daniel Iwao Suyama, Fabio Gatamorta, João Paulo de Oliveira Paschoal

Downloads

Download data is not yet available.