Banner Portal
Lean saúde
PDF (Português (Brasil))

Keywords

Úlcera de pressão
Análises de custos
Lean healthcare

How to Cite

FALCIONI, Carolina Akmiy Schiezaro; FERREIRA, Gilmara Cristiane; SANCHES, Eliane; GRACIANO, Joaquim Antonio; CASTRO, Elenita. Lean saúde: análise do aumento da incidência de lesão por pressão por meio de relatório A3 em unidades de internação. Sínteses: Revista Eletrônica do SimTec, Campinas, SP, n. 8.Eixo 4, p. e0220023, 2023. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/simtec/article/view/17727. Acesso em: 18 may. 2024.

Abstract

Introdução/Objetivo: Pacientes acometidos pelo covid-19 e com condições clínicas e hemodinâmicas comprometidas, imobilidade no leito, apresentam alto risco de desenvolverem lesão por pressão (LP). O aumento de ocorrência de lesão por pressão (LP) é um parâmetro negativo para a qualidade assistencial. Essas lesões afetam o paciente e elevam os custos para a instituição. A apuração e o controle de custos em saúde, servem de instrumentos eficazes de gestão. Na gestão de saúde pública, podemos nos valer destes princípios, além do mais, a possibilidade de poder eliminar os desperdícios é uma excelente opção para o SUS. O objetivo desse trabalho é aplicar o relatório A3, a fim de analisar o cenário atual e levantar as possibilidades de melhorias em relação ao aumento da incidência de Lesão por Pressão. Metodologia: Estudo quantitativo analítico realizado nas Unidades de Internação de Adultos, de um hospital terciário, no interior do Estado de São Paulo no período de Março à Julho 2021 utilizando as seguintes ferramentas: relatório A3, diagrama de Ishikawa, 5W2H. Resultados: Por meio da aplicação do A3 pudemos identificar o estado atual, traçarmos uma meta de redução da incidência de LP, realizarmos a análise do problema e a causa raiz, definirmos as contramedidas, traçarmos um plano de ação e o acompanhamento do processo todo para saber se atingimos a meta. A aplicação da ferramenta se deu, porém, a meta estabelecida não foi alcançada no período estabelecido do estudo. Mas podemos analisar que não tivemos uma constante na incidência, ou uma queda significativa que leve a alcançarmos a meta no prazo estabelecido. A pandemia da COVID-19 mudou drasticamente aspectos significativos da prevenção de lesões por pressão em hospitais de todo o mundo, tendo em vista dois fatores principais, que não controlados determinam risco alto para o desenvolvimento de LP, portanto lesões inevitáveis: condições intrínsecas do paciente e condições extrínsecas do ambiente de atendimento. O combate à uma doença desconhecida, com poucas informações, suprimentos escassos e profissionais de saúde inadequadamente treinados afetou inevitavelmente e compreensivelmente a capacidade de prevenir lesões de pele. Conclusão: Deve-se levar em consideração que as condições intrínsecas dos pacientes com COVID - 19, dizem respeito à uma doença desconhecida, com poucas informações e o cenário hospitalar atual apresenta-se com suprimentos escassos e profissionais de saúde inadequadamente treinados afetando inevitavelmente e compreensivelmente a capacidade de prevenir lesões de pele, assim como a LP. Faz-se necessário a realização de mais pesquisas com metodologia Lean Healthcare abordando o tema Lesão por Pressão.

PDF (Português (Brasil))

References

ARAUJO, Meiriele Tavares; CASTANHEIRA, Ludmila Silva; GUIMARÃES, Maria Clara Salomão e Silva; SILVA, Yasmim Oliveira de Windsor. Análise de custo da prevenção e do tratamento de lesão por pressão: revisão sistemática. REAID [Internet]. 25 set. 2019; 89(27). Disponível em: https://bit.ly/3JI7yU1. Acesso em 8 jul 2021.

MIN, Li Li; SARANTOPOULOS, Alice; SPAGNOL, Gabriela Salim; CALADO, Robinson. O que é esse tal de Lean Healthcare? 2a ed. Campinas, 2019. E-book. Acesso em 9 jul 2021.

RAMALHO, Aline de Oliveira; ROSA, Talita dos Santos; SANTOS, Vera Lúcia Conceição de Gouveia; NOGUEIRA, Paula Cristina. Acute Skin Failure e Lesão por Pressão em paciente com COVID - 19. ESTIMA, Braz. J. Enterostomal Ther., São Paulo, v19, e0521, 2021. Disponível em: https://bit.ly/3noytfW. Acesso em 8 jul 2021.

Creative Commons License

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright (c) 2022 Carolina Akmiy Schiezaro Falcioni, Gilmara Cristiane Ferreira, Eliane Sanches, Joaquim Antonio Graciano,

Downloads

Download data is not yet available.