Banner Portal
Eu sinto o quê? sentimentos e sensações
PDF (Português (Brasil))

Keywords

Educação infantil
Emoções
Sentimentos

How to Cite

NUNES, Isabella Franceschini; ROSELL, Adriana de Fátima Moraes; CRUZ, Sandra Mara de Oliveira. Eu sinto o quê? sentimentos e sensações. Sínteses: Revista Eletrônica do SimTec, Campinas, SP, n. 8.Eixo 3, p. e0220017, 2023. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/simtec/article/view/17720. Acesso em: 1 sep. 2024.

Abstract

Introdução/Objetivo: Este trabalho foi desenvolvido no ano de 2021 em meio a pandemia e isolamento social. Nesse cenário, nossas crianças foram as que mais sofreram, tiveram que se afastar da escola, das professoras e dos amigos. Pensando nessa necessidade de conversarmos com elas a respeito de como se sentiam diante da situação imposta e procurando amenizar essa distância nasceu o nosso projeto “Eu sinto o quê?". Com o objetivo de auxiliar as crianças na expressão e desenvolvimento de suas emoções optamos por trabalhar com o livro "O monstro das cores" de Anna Llenas, ampliando, assim, os conceitos sobre os sentimentos, como a raiva, a solidão, a tristeza, tédio, alegria, medo, angústia e colaborando para que os pequenos conhecessem um pouco mais sobre si mesmos. Metodologia: Através da roda da conversa, momento em que as crianças expressam e relatam momentos de suas vidas, usamos o livro: "O monstro das cores" de Anna Llenas para introduzir o assunto sobre os sentimentos, Trabalhamos também com monstrinhos coloridos (cada cor ligada a um sentimento) confeccionados em impressora 3D e atividades de confecção individual dos monstros, de material reciclável, com a famílias. Resultados: Com esse projeto foi possível perceber uma crescente maturidade emocional nas crianças, em como elas passaram a entender e a expressar seus sentimentos de maneira coerente com as situações que permeiam o universo infantil e posteriormente a vida adulta, como: disputa de brinquedos, resoluções de problemas, compreensão de si mesmo, exteriorizar suas emoções de forma clara, florescer o sentimento de empatia, de se colocar no lugar do outro. Ao longo de todo o ano, tanto no online quanto no presencial, falar sobre os sentimentos nunca fez-se tão necessário. Auxiliar as crianças a desenvolverem e entenderem suas emoções no momento de isolamento social e na volta para a escola foi fundamental para que elas se sentissem seguras, confiantes, capazes, flexíveis, valentes, maduras e resilientes diante de todo o cenário que estavam vivenciando. Conclusão: Concluímos que este projeto foi de grande importância e muito significativo para as crianças. Percebemos ao longo de todo o ano e principalmente na retomada da forma presencial da escola que nossos pequenos estavam mais tranquilos, seguros e confiantes, que eram capazes de lidar com as situações do dia-a-dia, de se expressarem, de falarem sobre o que estavam sentindo e de se colocarem no lugar do outro.

PDF (Português (Brasil))

References

LLENAS, Anna. O monstro das cores. Belo Horizonte: Aletria, 2018. ANTUNES, Celso. Educação Infantil: prioridade imprescindível. 4. ed. Rio de Janeiro: Vozes, 2004.

Creative Commons License

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright (c) 2022 Isabella Franceschini Nunes, Adriana de Fátima Moraes Rosell, Sandra Mara de Oliveira Cruz

Downloads

Download data is not yet available.