Motivos de adesão à prática de atividade física em mulheres
DOI:
https://doi.org/10.20396/sinteses.v0i6.8894Palavras-chave:
Programas de atividade física. Motivos. Saúde. Mulheres.Resumo
A atividade física é indicada como alternativa para minimizar as alterações decorrentes do avanço da idade, além disso, considerando que os declínios fisiológicos na vida do ser humano iniciam-se na meia-idade e se acentua com o passar dos anos. O presente estudo teve por objetivo averiguar os motivos que atraem mulheres de diversas faixas etárias a frequentarem grupos de prática de atividade física no Programa Mexa-se Unicamp. Foram avaliadas 78 mulheres (servidoras da Unicamp) que frequentam as atividades do referido programa. Os dados foram plotados no programa Microsoft Office Excel 2010. Verificou-se através dos resultados que os principais motivos que atraem esse grupo a prática de atividade física são: melhora/manutenção do estado de saúde (90%), melhora da qualidade de vida (86%), aumento do bem-estar geral (81%) e a prevenção de doenças (82%). Entretanto, outros fatores como emagrecimento (26%), ocupar o tempo livre (31%), evitar a solidão (28%) e por indicações médicas (27%) também contribuem na adesão de grupos e programas de atividades físicas. Conclui-se neste estudo que as avaliadas estão preocupadas com a sua saúde em geral e outros fatores importantes, os quais contribuem para a adesão e permanência a programas de atividade física de maneira geral.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2016-10-27
Como Citar
ZAMAI, C. A.; PERES, C. M.; QUEIROZ, C. M. de; REIS, G. C. D. Motivos de adesão à prática de atividade física em mulheres. Sínteses: Revista Eletrônica do SimTec, Campinas, SP, n. 6, p. 217–217, 2016. DOI: 10.20396/sinteses.v0i6.8894. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/simtec/article/view/8894. Acesso em: 31 jan. 2023.
Edição
Seção
Eixo 3 - Desenvolvimento Humano, Saúde, Sustentabilidade e Qualidade de Vida
Licença
Copyright (c) 2016 Carlos Aparecido Zamai, Cláudia Maria Peres, Camila Martins de Queiroz, Gabriela C. Dos Reis

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License. Os trabalhos adotam a licença do Creative Commons.