Dinâmica do chapéu: possibilidade de trabalhar a identidade com bebês

Autores

  • Cecilia Parra Universidade Estadual de Campinas
  • Maria Lúcia Baqueiro Universidade Estadual de Campinas
  • Anna Karina Coral Universidade Estadual de Campinas

DOI:

https://doi.org/10.20396/sinteses.v0i6.8885

Palavras-chave:

Educação infantil. Música. Identidade.

Resumo

Ao adentrar o espaço coletivo, a creche normalmente é o primeiro local onde as crianças se relacionarão com outras de sua idade. Assim iniciam seu convívio com o outro que lhe é parecido ao mesmo tempo que é diverso/ diferente. Nesta idade é fundamental o trabalho com a identidade, com seu nome para que aos poucos as crianças possam reconhecer esse mundo que vai para além do próprio eu. Relatamos aqui a experiência vivida no Convivência I do CECI – Centro de Convivência Infantil/ UNICAMP com bebês de 6 meses a 1 ano e 3 meses onde a música foi o elemento desencadeador de tais vivências de reconhecimento de si e do outro. A dinâmica do chapéu consiste em cantarmos uma música que menciona o nome de cada criança em sua letra; neste momento o chapéu é colocado na cabeça da criança. A partir das repetições e pedidos das próprias crianças que começaram a demonstrar de forma não-verbal seu desejo pela música, trazendo-nos o chapéu ou utilizando outros materiais na cabeça como baldes e peneiras e batendo palmas, reconhecemos o quanto esta vivência tem sido significativa para elas. Hoje muitos acompanham a música com palmas, reconhecem seu nome quando cantado e outros, que já caminham, levam o chapéu até os colegas, que é uma forma de interagirem entre eles e perceberem esse entorno se ampliando.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cecilia Parra, Universidade Estadual de Campinas

Possui mestrado pela Pontificia Universidad Javeriana (2011). Foi docente da Carrera Ingeniería Electrónica - Universidad Politécnica Salesiana Sede Cuenca - Equador. Tem experiência na área de Engenharia Elétrica, com ênfase em modelagem biomecânica, controle e Instrumentação. Atualmente é estudante do Doutorado pela Universidade Federal do Espírito Santo UFES.

Maria Lúcia Baqueiro, Universidade Estadual de Campinas

Colaboradora da Universidade Estadual de Campinas.

Anna Karina Coral, Universidade Estadual de Campinas

Colaboradora da Universidade Estadual de Campinas.

Downloads

Publicado

2016-10-27

Como Citar

PARRA, C.; BAQUEIRO, M. L.; CORAL, A. K. Dinâmica do chapéu: possibilidade de trabalhar a identidade com bebês. Sínteses: Revista Eletrônica do SimTec, Campinas, SP, n. 6, p. 210–210, 2016. DOI: 10.20396/sinteses.v0i6.8885. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/simtec/article/view/8885. Acesso em: 29 nov. 2022.

Edição

Seção

Eixo 3 - Desenvolvimento Humano, Saúde, Sustentabilidade e Qualidade de Vida