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O trabalho com salas ambiente na creche: pertencimento e entendimento da noção de público
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Palavras-chave

Creche universitária. Criança pequena. Pertencimento.

Como Citar

PIERRI, Suellen Irene Pereira. O trabalho com salas ambiente na creche: pertencimento e entendimento da noção de público. Sínteses: Revista Eletrônica do SimTec, Campinas, SP, n. 6, p. 205–205, 2016. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/simtec/article/view/8879. Acesso em: 29 mar. 2024.

Resumo

Este trabalho está sendo realizado desde o início do ano de 2016 com crianças de 3 anos na Creche Área de Saúde. A proposta se fez necessária partindo do entendimento de que a criança deve atuar diretamente sobre o espaço a que pertence, podendo opinar e ressignificar este espaço à sua maneira. Além disso, por se tratar de um espaço público, é importante que os pequenos compreendam que o ambiente é deles, mas também de todos, já que, como seres sociais, eles devem entender que a vida em sociedade depende do respeito com o outro e às suas ideias e crenças. As atividades são feitas de formas simples, cada dia em um espaço, nos utilizando de materiais de papelaria disponíveis na creche e sucata. As salas ambiente são: música; jogos; ateliê; biblioteca e jardim. As vivências nessas salas e a otimização desses ambientes, para além de permitir às crianças se sentirem fazendo parte de algo a partir de seu grupo social na creche e dos espaços que ocupa diariamente, oportuniza que elas internalizem a noção de público e se entendam como seres atuantes socialmente. Em um mundo cada vez mais individualista, no qual a vontade do uno muitas vezes subjuga a do povo, mesmo em decisões ditas democráticas, se faz emergencial uma educação que priorize decisões e vivências coletivas com prioridade do “nós” em detrimento do “eu”. O trabalho está em andamento e os momentos ocorrerão enquanto houver interesse das crianças.

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Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright (c) 2016 Suellen Irene Pereira Pierri

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