O trabalho com salas ambiente na creche: pertencimento e entendimento da noção de público

Autores

  • Suellen Irene Pereira Pierri Universidade Estadual de Campinas

DOI:

https://doi.org/10.20396/sinteses.v0i6.8879

Palavras-chave:

Creche universitária. Criança pequena. Pertencimento.

Resumo

Este trabalho está sendo realizado desde o início do ano de 2016 com crianças de 3 anos na Creche Área de Saúde. A proposta se fez necessária partindo do entendimento de que a criança deve atuar diretamente sobre o espaço a que pertence, podendo opinar e ressignificar este espaço à sua maneira. Além disso, por se tratar de um espaço público, é importante que os pequenos compreendam que o ambiente é deles, mas também de todos, já que, como seres sociais, eles devem entender que a vida em sociedade depende do respeito com o outro e às suas ideias e crenças. As atividades são feitas de formas simples, cada dia em um espaço, nos utilizando de materiais de papelaria disponíveis na creche e sucata. As salas ambiente são: música; jogos; ateliê; biblioteca e jardim. As vivências nessas salas e a otimização desses ambientes, para além de permitir às crianças se sentirem fazendo parte de algo a partir de seu grupo social na creche e dos espaços que ocupa diariamente, oportuniza que elas internalizem a noção de público e se entendam como seres atuantes socialmente. Em um mundo cada vez mais individualista, no qual a vontade do uno muitas vezes subjuga a do povo, mesmo em decisões ditas democráticas, se faz emergencial uma educação que priorize decisões e vivências coletivas com prioridade do “nós” em detrimento do “eu”. O trabalho está em andamento e os momentos ocorrerão enquanto houver interesse das crianças.

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Biografia do Autor

Suellen Irene Pereira Pierri, Universidade Estadual de Campinas

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual de Campinas (2012). Em agosto de 2012 iniciou o Mestrado em Educação na Universidade de São Paulo, sob orientação da Profª Dra. Tizuko Morchida Kishimoto, onde foi dicente até 2014. Atualmente, é especialista em Educação Infantil, com formação na Universidade Estadual de Campinas e professora de educação infantil em creche da mesma Universidade. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Infantil, atuando principalmente nos seguintes temas: educação infantil, formação profissional, infância, creche e criança.

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Publicado

2016-10-27

Como Citar

PIERRI, S. I. P. O trabalho com salas ambiente na creche: pertencimento e entendimento da noção de público. Sínteses: Revista Eletrônica do SimTec, Campinas, SP, n. 6, p. 205–205, 2016. DOI: 10.20396/sinteses.v0i6.8879. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/simtec/article/view/8879. Acesso em: 28 set. 2022.

Edição

Seção

Eixo 3 - Desenvolvimento Humano, Saúde, Sustentabilidade e Qualidade de Vida