Programa de treinamento em serviço: uma ferramenta de desenvolvimento direcionada para o aperfeiçoamento de profissionais baseada nos princípios da andragogia

Autores

  • Rosemeire Aparecida Oliveira Universidade Estadual de Campinas
  • Patricia Rocha Gonçalves Universidade Estadual de Campinas

DOI:

https://doi.org/10.20396/sinteses.v0i6.8877

Palavras-chave:

Extensão. FCM. Treinamento. Aprimoramento. Saúde. Serviço.

Resumo

No Brasil, a extensão que é um dos pilares do ensino superior, junto com o ensino e a pesquisa, conforme dispõe o artigo 207, caput, da Constituição Federal, deve ser valorizada, por ser uma forma de interação entre a população e a universidade. Com o objetivo de proporcionar aos profissionais da área da saúde e áreas correlatas, submetidos a programas de aprimoramento e reciclagem de conhecimentos, a convivência e o atendimento da população em níveis primários, secundários e terciários e a valorização da área da saúde. Essas ações e objetivos fazem parte das atividades da Faculdade de Ciências Médicas (FCM da Unicamp) que desde fevereiro de 2011, através da Comissão de Extensão, desenvolve o Programa de Treinamento em Serviço voltado para a área da saúde. O objetivo deste trabalho é fundamentar o programa de treinamento em serviço baseado nos princípios da " andragogia" , consiste no processo de aprendizagem de adultos no qual coloca-se o adulto como o principal condutor do seu processo de aprendizagem e de interesse pelo o seu desenvolvimento profissional. O Programa de Treinamento em Serviços foi criado em Fevereiro de 2011, atualmente oferece 379 programas, e já atendeu 866 profissionais de diversas áreas da saúde. Atende a sociedade e inclusive a iniciativa privada.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rosemeire Aparecida Oliveira, Universidade Estadual de Campinas

Graduação em Enfermagem e Obstetrícia - Uni Mauá União das Faculdades Barão de Mauá (1994). Enfermeira no Registro Hospitalar de Câncer do Hospital das Clínicas da FMRP-USP, Mestre em Ciências pelo programa de Enfermagem em Saúde Pública da EERP- USP. Especialização em Oncologia e Gestão em Enfermagem. Experiência na área de Enfermagem Clínica com ênfase em Transplante de Medula Óssea, Hematologia, Oncologia Geral e Gestão em Enfermagem. 

Patricia Rocha Gonçalves, Universidade Estadual de Campinas

Graduação em Enfermagem pela Universidade de São Paulo (1998) e especialização em Enfermagem em Cuidados Intensivos (EEUSP/ 2002). Experiência em enfermagem em Terapia Intensiva , Infecção Hospitalar, Saúde Coletiva e Vigilância Epidemiológica.

Downloads

Publicado

2016-10-27

Como Citar

OLIVEIRA, R. A.; GONÇALVES, P. R. Programa de treinamento em serviço: uma ferramenta de desenvolvimento direcionada para o aperfeiçoamento de profissionais baseada nos princípios da andragogia. Sínteses: Revista Eletrônica do SimTec, Campinas, SP, n. 6, p. 203–203, 2016. DOI: 10.20396/sinteses.v0i6.8877. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/simtec/article/view/8877. Acesso em: 3 out. 2022.

Edição

Seção

Eixo 3 - Desenvolvimento Humano, Saúde, Sustentabilidade e Qualidade de Vida