Atenção terciária e o processo do cuidado

Autores

  • Marielle Cristina Ribeiro Carvalho Universidade Estadual de Campinas
  • Elisabete Lourdes de Souza Chinalia Universidade Estadual de Campinas

DOI:

https://doi.org/10.20396/sinteses.v0i6.8875

Palavras-chave:

Situação previdenciária. Hospital de ensino. Serviço social. Acesso a garantia de direitos.

Resumo

O acometimento de uma doença crônica como o câncer impacta a vida do sujeito e de seus familiares, em diversas situações em destaque para financeira e profissional, visto que dificulta a capacidade laborativa de todos envolvidos, reconfigurando a autonomia da paciente, de manter seu próprio sustento. O estudo almeja conhecer a situação previdenciária e o município de origem das pacientes atendidas na Enfermaria de Oncologia Clínica do CAISM/UNICAMP. Essa compreensão possui a finalidade de entender a relação entre atenção terciária de um Hospital de Ensino e o processo do cuidado a fim de proporcionar qualidade de vida ao sujeito com câncer. No cotidiano do trabalho do Serviço Social é necessário ter em vista o território de moradia dos seus pacientes, pois é lá que acontecem todas as ações. O território vai além do espaço geográfico, sendo um lugar de identidade, ritmos e marcas de expressão. A pesquisa foi realizada através de fonte secundária, oriundas do instrumental próprio do Serviço Social arquivado no prontuário único, com 56 pacientes que necessitavam da intervenção do Serviço Social para viabilizar o suporte protetivo para o cuidado em saúde. A atuação do assistente social na Enfermaria de Oncologia Clínica do CAISM/UNICAMP fundamenta-se na concepção do acesso, garantias de direitos e de avaliar a rede de suporte do território de moradia do paciente.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marielle Cristina Ribeiro Carvalho, Universidade Estadual de Campinas

Possui graduação em Serviço Social pelo Centro Universitário do Sul de Minas (2011), título de especialista em Famílias e Políticas Públicas pelo Centro Universitário da Fundação Educacional Guaxupé (2014) e em Pediatria e Serviço Social pela Universidade Estadual de Campinas (2014). 

Elisabete Lourdes de Souza Chinalia, Universidade Estadual de Campinas

Assistente Social do Hospital das Clinicas da Unicamp.

Downloads

Publicado

2016-10-27

Como Citar

CARVALHO, M. C. R.; CHINALIA, E. L. de S. Atenção terciária e o processo do cuidado. Sínteses: Revista Eletrônica do SimTec, Campinas, SP, n. 6, p. 201–201, 2016. DOI: 10.20396/sinteses.v0i6.8875. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/simtec/article/view/8875. Acesso em: 28 set. 2022.

Edição

Seção

Eixo 3 - Desenvolvimento Humano, Saúde, Sustentabilidade e Qualidade de Vida