Banner Portal
Psicologia hospitalar: uma história de atuação no hospital da mulher prof. Dr. José Aristodemo Pinotti – CAISM/UNICAMP
PDF

Palavras-chave

Psicologia hospitalar. Adoecimento.

Como Citar

SANTOS, Laise Poterio; RUBIO, Andreza Viviane; PEREIRA, Olivia Baptistella; TEIXEIRA, Ana Luiza; ZAPPAROLI, Liliane. Psicologia hospitalar: uma história de atuação no hospital da mulher prof. Dr. José Aristodemo Pinotti – CAISM/UNICAMP. Sínteses: Revista Eletrônica do SimTec, Campinas, SP, n. 6, p. 198–198, 2016. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/simtec/article/view/8873. Acesso em: 28 maio. 2024.

Resumo

A Psicologia Hospitalar é um campo de atuação onde a investigação e o tratamento giram em torno dos aspectos psíquicos do sujeito que adoece. Aspectos psicológicos tais como sentimentos, lembranças, comportamentos, pensamentos que podem ser considerados como fator de manutenção, causa, agravamento e/ou desencadeamento do processo de adoecimento. Neste contexto, é que o psicólogo atua através da palavra no registro do simbólico, onde busca junto com o sujeito compreender o sentido e o significado da doença. OBJETIVO: Apresentar o Serviço de Psicologia no Hospital da Mulher Prof. Dr. José Aristodemo Pinotti – CAISM. MÉTODO: A Psicologia atua neste hospital há acerca de 30 anos na assistência e no ensino. Atualmente a equipe é composta por 5 psicólogas, que atuam dentro das áreas de Ginecologia, Neonatologia, Obstetrícia e Oncologia, em ambulatórios e unidades de internação, por meio atendimentos individuais e/ou em grupo. No campo do ensino, a Psicologia auxilia na especialização de novos profissionais através do Programa de Aprimoramento Profissional, da Faculdade de Medicina da Unicamp. RESULTADOS: Nos últimos cinco anos, foram atendimento cerca de 42.505 pacientes e/ou familiares. Sendo no ano de 2011 cerca de 9.103 atendimentos; no ano de 2012 cerca de 8.333, seguidos do ano de 2013 com 8.185, 2014 com 8.468 e 2015 com 8.416. CONCLUSÃO: Frente aos 30 anos de atuação da Psicologia no contexto hospitalar do CAISM, percebe-se que é extrema importância e relevância o trabalho do psicólogo, uma vez que o mesmo auxilia pacientes, familiares e equipe no doloroso processo de adoecimento e tratamento.

PDF
Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright (c) 2016 Laise Poterio Santos, Andreza Viviane Rubio, Olivia Baptistella Pereira, Ana Luiza Teixeira, Liliane Zapparoli

Downloads

Não há dados estatísticos.