Psicologia hospitalar: uma história de atuação no hospital da mulher prof. Dr. José Aristodemo Pinotti – CAISM/UNICAMP

Autores

  • Laise Poterio Santos Universidade Estadual de Campinas
  • Andreza Viviane Rubio Universidade Estadual de Campinas
  • Olivia Baptistella Pereira Universidade Estadual de Campinas
  • Ana Luiza Teixeira Universidade Estadual de Campinas
  • Liliane Zapparoli Universidade Estadual de Campinas

DOI:

https://doi.org/10.20396/sinteses.v0i6.8873

Palavras-chave:

Psicologia hospitalar. Adoecimento.

Resumo

A Psicologia Hospitalar é um campo de atuação onde a investigação e o tratamento giram em torno dos aspectos psíquicos do sujeito que adoece. Aspectos psicológicos tais como sentimentos, lembranças, comportamentos, pensamentos que podem ser considerados como fator de manutenção, causa, agravamento e/ou desencadeamento do processo de adoecimento. Neste contexto, é que o psicólogo atua através da palavra no registro do simbólico, onde busca junto com o sujeito compreender o sentido e o significado da doença. OBJETIVO: Apresentar o Serviço de Psicologia no Hospital da Mulher Prof. Dr. José Aristodemo Pinotti – CAISM. MÉTODO: A Psicologia atua neste hospital há acerca de 30 anos na assistência e no ensino. Atualmente a equipe é composta por 5 psicólogas, que atuam dentro das áreas de Ginecologia, Neonatologia, Obstetrícia e Oncologia, em ambulatórios e unidades de internação, por meio atendimentos individuais e/ou em grupo. No campo do ensino, a Psicologia auxilia na especialização de novos profissionais através do Programa de Aprimoramento Profissional, da Faculdade de Medicina da Unicamp. RESULTADOS: Nos últimos cinco anos, foram atendimento cerca de 42.505 pacientes e/ou familiares. Sendo no ano de 2011 cerca de 9.103 atendimentos; no ano de 2012 cerca de 8.333, seguidos do ano de 2013 com 8.185, 2014 com 8.468 e 2015 com 8.416. CONCLUSÃO: Frente aos 30 anos de atuação da Psicologia no contexto hospitalar do CAISM, percebe-se que é extrema importância e relevância o trabalho do psicólogo, uma vez que o mesmo auxilia pacientes, familiares e equipe no doloroso processo de adoecimento e tratamento.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Laise Poterio Santos, Universidade Estadual de Campinas

Possui graduação em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (1985) e mestrado em Tocoginecologia pela Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Estadual de Campinas (2003). É psicóloga do Centro de Atenção Integral à Saúde da Mulher (CAISM) da Universidade Estadual de Campinas, aonde atualmente é Supervisora da Seção de Psicologia.

Andreza Viviane Rubio, Universidade Estadual de Campinas

Graduada pela Universidade Estadual Paulista- UNESP. Especialização em Psicologia Hospitalar pela Faculdade de Medicina de Marília - FAMEMA sendo bolsista Fundap. Especialização em Psico-oncologia pela Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais - FELUMA. Experiência na área clínica e na área da saúde coletiva e hospitalar.

Olivia Baptistella Pereira, Universidade Estadual de Campinas

Colaboradora do Centro de Atenção Integrada à Saúde Mental.

Ana Luiza Teixeira, Universidade Estadual de Campinas

Psicóloga Clínica e Hospitalar, graduada em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas - PUC-CAMPINAS, com Especialização em Psicologia Clínica na Saúde Reprodutiva da Mulher pela Faculdade de Ciências Médicas/UNICAMP e Especialização em Psicologia Clínica pelo Centro de Formação e Assistência à Saúde -CEFAS. 

Liliane Zapparoli, Universidade Estadual de Campinas

Psicóloga, atua no Espaço Leboyer como especialista em Psicologia Clínica para Gestantes e mulheres no Período Pós Parto. 

Downloads

Publicado

2016-10-27

Como Citar

SANTOS, L. P.; RUBIO, A. V.; PEREIRA, O. B.; TEIXEIRA, A. L.; ZAPPAROLI, L. Psicologia hospitalar: uma história de atuação no hospital da mulher prof. Dr. José Aristodemo Pinotti – CAISM/UNICAMP. Sínteses: Revista Eletrônica do SimTec, Campinas, SP, n. 6, p. 198–198, 2016. DOI: 10.20396/sinteses.v0i6.8873. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/simtec/article/view/8873. Acesso em: 3 out. 2022.

Edição

Seção

Eixo 3 - Desenvolvimento Humano, Saúde, Sustentabilidade e Qualidade de Vida

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >> 

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.