Responsabilidade social: ações na biblioteca central Cesar Lattes

Autores

  • Valéria dos Santos Gouveia Martins Universidade Estadual de Campinas
  • Maria Helena Segnorelli Universidade Estadual de Campinas

DOI:

https://doi.org/10.20396/sinteses.v0i6.8869

Palavras-chave:

Biblioteca universitária. Cidadania. Inclusão social. Biblioteca universitária. Ações culturais.

Resumo

No contexto das práticas sociais, a informação é elemento de fundamental importância, pois é por meio do intercâmbio informacional que os homens se comunicam e tomam conhecimento de seus direitos e deveres. A partir deste momento, tomam decisões sobre suas vidas, seja de forma individual ou coletiva. Neste sentido, o presente trabalho tem como objetivo identificar e criar instrumentos que possam mediar o indivíduo e o objeto de pesquisa, criando uma interface que estabeleça gradualmente a construção do conhecimento, despertando no indivíduo a indagação e definição do problema de informação. A metodologia utilizada para desenvolvimento das interfaces mediadoras entre indivíduo e a informação, foi de caráter exploratório e pautou-se em fases distintas: I: estudo das necessidades do usuário; II: pesquisa de ferramentas disponíveis com fonte aberta e instrumentos lúdicos para o aprendizado; III: definição, criação dos instrumentos/ferramentas; IV: disponibilização e avaliação dos instrumentos. Os resultados obtidos são um conjunto de ações inclusivas e mediadoras: 1.Elaboração de projetos visando à participação da biblioteca em diversas edições do Programa Ciência e Arte nas Férias e Iniciação Científica Júnior, patrocinado pela Pro Reitoria de Pesquisa. 2. Elaboração de oficinas para alunos do Programa UniversIDADE denominada "Páginas da Vida: composição e construção". A participação nestas ações requer do aluno vários elementos: autorreflexão, estímulo à leitura em seus variados formatos, acesso a informação, pesquisa, vivência com a cultura e artes, criatividade, assim como o despertar de sua atuação como ator social na construção da cidadania, constituindo uma perspectiva legítima de inclusão social, cultural e digital.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Valéria dos Santos Gouveia Martins, Universidade Estadual de Campinas

Doutora em Ciência da Informação pela UNESP/Marília/SP, em 2016; Mestrado em Gestão da Qualidade Total, pela Faculdade de Engenharia Mecânica da UNICAMP, Campinas/SP, 2004; Especialização em Administração de Recursos Humanos pela Universidade de Taubaté, SP, 1988/89; Graduação em Biblioteconomia pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas, SP, 1980; Formação Black Belt pelo Instituto de Matemática Estatística e Ciência da Computação da UNICAMP, Campinas/SP, 2000, e Gestão Estratégica Pública pela Escola de Extensão da UNICAMP, 2007. 

Maria Helena Segnorelli, Universidade Estadual de Campinas

Colaboradora da Biblioteca Central César Lattes.

Downloads

Publicado

2016-10-27

Como Citar

MARTINS, V. dos S. G.; SEGNORELLI, M. H. Responsabilidade social: ações na biblioteca central Cesar Lattes. Sínteses: Revista Eletrônica do SimTec, Campinas, SP, n. 6, p. 194–194, 2016. DOI: 10.20396/sinteses.v0i6.8869. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/simtec/article/view/8869. Acesso em: 28 set. 2022.

Edição

Seção

Eixo 3 - Desenvolvimento Humano, Saúde, Sustentabilidade e Qualidade de Vida

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>