Banner Portal
Serviço de avaliação de sintomas cognitivos e prevenção de demência: o programa "cuide da sua memória do CECOM-UNICAMP"
PDF

Palavras-chave

Memória. Demência. Prevenção em saúde.

Como Citar

MELLA, Lucas Francisco Botequio; CALDEIRA, Marcelo; MAGRINI, Valquíria; BEREZOVSKY, Ildelene; DORTA, Sônia; DOMINGOS JÚNIOR, Nilton; SANTO, Rogério Terra do Espírito; CRUVINEL, Lila; NIERI, Tamara Maria. Serviço de avaliação de sintomas cognitivos e prevenção de demência: o programa "cuide da sua memória do CECOM-UNICAMP". Sínteses: Revista Eletrônica do SimTec, Campinas, SP, n. 6, p. 190–190, 2016. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/simtec/article/view/8865. Acesso em: 20 abr. 2024.

Resumo

Atualmente, verifica-se aumento significativo na prevalência de demência, causada pela doença de Alzheimer (DA) e outros transtornos neurocognitivos, patologias progressivas, irreversíveis e sem tratamentos curativos. Sendo assim, o foco dos estudos recentes está na identificação de pessoas com alto risco para demência, possibilitando diagnóstico e tratamento precoces com propósito de prevenir e/ou retardar a instalação de demência. O programa “Cuide da sua Memória” do CECOM-UNICAMP oferece à população universitária avaliação de queixas de memória ou outros domínios cognitivos, com objetivo de identificar, acompanhar e tratar indivíduos com condições pré-demenciais, prevenindo o avanço da perda cognitiva e a conversão para demência. As ações do programa são: educação da população, consultas multidisciplinares de diagnóstico e acompanhamento, tratamento com estimulação cognitiva multimodal em grupo, treinamento de outros profissionais e produção científica. O programa conta com médicos especialistas, psicólogos e equipe de enfermagem treinados em saúde cognitiva. Após aproximadamente 1 ano de trabalho, foram realizadas palestras unidades do campus de Campinas e de Limeira, cerca de 200 pacientes foram avaliados e a maioria está em seguimento semestral, a cada 10 semanas novos grupos de estimulação cognitiva são abertos, são oferecidos estágios anuais para dois médicos residentes de Psiquiatria Geriátrica e um psicólogo e foi estruturado um grupo de pesquisa sobre condições pré-demenciais com cinco projetos de pós-graduação. Entende-se que esse programa pode servir de modelo para estruturação de outros serviços públicos e privados de atenção à saúde cognitiva com foco na prevenção de demência.

PDF
Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright (c) 2016 Lucas Francisco Botequio Mella, Marcelo Caldeira, Valquíria Magrini, Ildelene Berezovsky, Sônia Dorta, Nilton Domingos Júnior, Rogério Terra do Espírito Santo, Lila Cruvinel, Tamara Maria Nieri

Downloads

Não há dados estatísticos.