Serviço de avaliação de sintomas cognitivos e prevenção de demência: o programa "cuide da sua memória do CECOM-UNICAMP"

Autores

  • Lucas Francisco Botequio Mella Universidade Estadual de Campinas
  • Marcelo Caldeira Universidade Estadual de Campinas
  • Valquíria Magrini Universidade Estadual de Campinas
  • Ildelene Berezovsky Universidade Estadual de Campinas
  • Sônia Dorta Universidade Estadual de Campinas
  • Nilton Domingos Júnior Universidade Estadual de Campinas
  • Rogério Terra do Espírito Santo Universidade Estadual de Campinas
  • Lila Cruvinel Universidade Estadual de Campinas
  • Tamara Maria Nieri Universidade Estadual de Campinas

DOI:

https://doi.org/10.20396/sinteses.v0i6.8865

Palavras-chave:

Memória. Demência. Prevenção em saúde.

Resumo

Atualmente, verifica-se aumento significativo na prevalência de demência, causada pela doença de Alzheimer (DA) e outros transtornos neurocognitivos, patologias progressivas, irreversíveis e sem tratamentos curativos. Sendo assim, o foco dos estudos recentes está na identificação de pessoas com alto risco para demência, possibilitando diagnóstico e tratamento precoces com propósito de prevenir e/ou retardar a instalação de demência. O programa “Cuide da sua Memória” do CECOM-UNICAMP oferece à população universitária avaliação de queixas de memória ou outros domínios cognitivos, com objetivo de identificar, acompanhar e tratar indivíduos com condições pré-demenciais, prevenindo o avanço da perda cognitiva e a conversão para demência. As ações do programa são: educação da população, consultas multidisciplinares de diagnóstico e acompanhamento, tratamento com estimulação cognitiva multimodal em grupo, treinamento de outros profissionais e produção científica. O programa conta com médicos especialistas, psicólogos e equipe de enfermagem treinados em saúde cognitiva. Após aproximadamente 1 ano de trabalho, foram realizadas palestras unidades do campus de Campinas e de Limeira, cerca de 200 pacientes foram avaliados e a maioria está em seguimento semestral, a cada 10 semanas novos grupos de estimulação cognitiva são abertos, são oferecidos estágios anuais para dois médicos residentes de Psiquiatria Geriátrica e um psicólogo e foi estruturado um grupo de pesquisa sobre condições pré-demenciais com cinco projetos de pós-graduação. Entende-se que esse programa pode servir de modelo para estruturação de outros serviços públicos e privados de atenção à saúde cognitiva com foco na prevenção de demência.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lucas Francisco Botequio Mella, Universidade Estadual de Campinas

Possui graduação em Medicina e residência médica em Psiquiatria pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Cursou estágio em Psiquiatria Geriátrica no Alzheimers Disease Center (New York University - NYU). Atualmente é supervivor do Serviço de Psiquiatria Geriátrica e Neuropsiquiatria e da Emergência Psiquiátrica do Hospital de Clínicas (HC) da UNICAMP.

Marcelo Caldeira, Universidade Estadual de Campinas

Possui Graduação em Ciências pela Universidade Católica de Pelotas (1991), Graduação em Física pela Universidade Federal de Pelotas (1996), Mestrado em Física pela Universidade Federal de Santa Maria (1999) e Doutorado em Física pela Universidade Estadual de Campinas (2003).

Valquíria Magrini, Universidade Estadual de Campinas

Possui graduação em Psicologia pela Universidade São Francisco (1989) . Tem experiência na área de Psicologia , com ênfase em Tratamento e Prevenção Psicológica.

Ildelene Berezovsky, Universidade Estadual de Campinas

Possui graduação em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (1980) . Atualmente é Psicóloga da Universidade Estadual de Campinas. Tem experiência na área de Psicologia , com ênfase em Psicologia do Desenvolvimento Humano.

Sônia Dorta, Universidade Estadual de Campinas

Possui graduação em Enfermagem pela Universidade Paulista, (Campinas, 2007). Com especialização em Geriatria e Gerontologia, (Campinas, 2008) e especialização em Cuidados Paliativos, (São Paulo, 2012). Atualmente trabalho no Centro de Saúde da Comunidade (CSS-CECOM) da Universidade Estadual de Campinas.

Nilton Domingos Júnior, Universidade Estadual de Campinas

Possui graduação em Medicina pela Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP (2001). Atualmente é médico psiquiatra concursado da Universidade Estadual de Campinas, exercendo o cargo de Supervisor da Equipe de Saúde Mental da Coordenadoria de Serviços Sociais (CSS) do Centro de Saúde da Comunidade (CECOM).

Rogério Terra do Espírito Santo, Universidade Estadual de Campinas

Dentista no Hospital das Clinicas da Unicamp.

Lila Cruvinel, Universidade Estadual de Campinas

Dentista no Hospital das Clinicas da Unicamp.

Tamara Maria Nieri, Universidade Estadual de Campinas

Médica Clinico Geral no Cecom da Unicamp.

Downloads

Publicado

2016-10-27

Como Citar

MELLA, L. F. B.; CALDEIRA, M.; MAGRINI, V.; BEREZOVSKY, I.; DORTA, S.; DOMINGOS JÚNIOR, N.; SANTO, R. T. do E.; CRUVINEL, L.; NIERI, T. M. Serviço de avaliação de sintomas cognitivos e prevenção de demência: o programa "cuide da sua memória do CECOM-UNICAMP". Sínteses: Revista Eletrônica do SimTec, Campinas, SP, n. 6, p. 190–190, 2016. DOI: 10.20396/sinteses.v0i6.8865. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/simtec/article/view/8865. Acesso em: 26 set. 2022.

Edição

Seção

Eixo 3 - Desenvolvimento Humano, Saúde, Sustentabilidade e Qualidade de Vida

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 3 4 > >>