Extra-muros: relato de experiência em ouvidoria hospitalar do hospital de clinicas/UNICAMP.

Autores

  • Érica Maria Cazetta Chinellato Universidade Estadual de Campinas
  • Andressa Karoline de Souza Avelino Universidade Estadual de Campinas
  • Thais Danelon Universidade Estadual de Campinas

DOI:

https://doi.org/10.20396/sinteses.v0i6.8862

Palavras-chave:

Ouvidoria. Vivência. Saúde pública. Humanização.

Resumo

As Ouvidorias hospitalares foram implantadas como uma das formas pelas quais os hospitais podiam escutar os “dizeres” sobre a qualidade de seu atendimento. O presente trabalho visa apresentar o relato de experiência do um grupo de profissionais da Ouvidoria do Hospital de Clinicas da UNICAMP. Serão relatadas vivências nesta Ouvidoria por quatro profissionais atuantes com objetivo e filosofia de integrar e ampliar o atendimento baseados no princípio da humanização e cuidado integrado. Criada em 2004 pela Superintendência do Hospital de Clinicas para atender a necessidade de ouvir o usuário, mediar situações e propor ações junto a gestão. As experiências e vivências se tornaram instrumentos terapêuticos a partir do acolhimento das demandas, tecendo uma rede de relacionamentos que valorizam a escuta qualificada e humanizada levando a melhoria das relações, clarificando a informação, a orientação, garantindo a integralidade/ equidade/ universalidade preconizadas pelo Sistema Único de Saúde. Em 2015 foram geradas 1736 demandas distribuídas na modalidades queixa, solicitação, sugestão, informação/orientação e elogio. Na percepção da equipe das quatro profissionais atuantes o espaço do acolhimento, escuta qualificada e humanizada têm reduzido o distanciamento entre o profissional e o usuário. Sendo assim a Ouvidoria notadamente tem sido um espaço onde o usuário expõe além de sua necessidade, suas angústias e preocupações. Percebe-se ainda tratar-se de um momento em que a interação entre profissionais e usuários promovem a possibilidade de traçar um perfil do público atendido pela Ouvidoria, facilitando o caminho para a oferta do melhor atendimento.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Érica Maria Cazetta Chinellato, Universidade Estadual de Campinas

Assistente Social do Hospital das Clinicas da Unicamp.

Andressa Karoline de Souza Avelino, Universidade Estadual de Campinas

Possui graduação em Terapia Ocupacional pela Universidade Federal de São Paulo (2014). Realiza aprimoramento/ especialização em Ouvidoria Hospitalar no Hospital de Clinicas e Especialização em Ética e Bioética na Universidade Estadual de Campinas (2016). 

Thais Danelon, Universidade Estadual de Campinas

Formada em Fonoaudiologia pela Universidade de São Paulo - Faculdade Medicina de Ribeirão Preto (2015). Atualmente cursa Aprimoramento Profissional em Ouvidoria Hospitalar na Faculdade de Ciências Médicas da Unicamp com término previsto em fevereiro de 2017. 

Downloads

Publicado

2016-10-27

Como Citar

CHINELLATO, Érica M. C.; AVELINO, A. K. de S.; DANELON, T. Extra-muros: relato de experiência em ouvidoria hospitalar do hospital de clinicas/UNICAMP. Sínteses: Revista Eletrônica do SimTec, Campinas, SP, n. 6, p. 187–187, 2016. DOI: 10.20396/sinteses.v0i6.8862. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/simtec/article/view/8862. Acesso em: 28 set. 2022.

Edição

Seção

Eixo 3 - Desenvolvimento Humano, Saúde, Sustentabilidade e Qualidade de Vida