Quintas criativas - qualidade de vida (variedades artesanais e artísticas)

Autores

  • Maria Aparecida Bueno Universidade Estadual de Campinas

DOI:

https://doi.org/10.20396/sinteses.v0i6.8861

Palavras-chave:

Qualidade de vida. Criatividade. Habilidades manuais. Doação.

Resumo

As QUINTAS CRIATIVAS denomina a atividade de conexão entre a arte, a extensão e o artesanato, é um subprojeto de Extensão Universitária em Cultura e Arte e são realizadas no espaço do CIS-Guanabara (Centro Cultural de Inclusão e Integração Social da Unicamp). Visa reunir pessoas da comunidade com objetivo de socializar e construir saberes, desenvolver práticas artesanais e criatividade, proporcionando condições de trocas. Pretende-se despertar nos participantes senso artístico e cultural, expansão de conhecimentos e de valores estéticos e, consequentemente, a melhoria da qualidade de vida. As oficinas proporcionam noções de textura e combinações de cores, além de aprimorar técnicas básicas do uso de agulha e linha. Os participantes desenvolvem a sensibilidade, concentração e atenção, através de atividades variadas como: fuxico, bordado, pintura, crochê, tricô, entre outros. São utilizadas como ferramentas: revistas, modelos de projetos, agulhas, linhas, rendas, colas, entre outros. Cada participante tem a liberdade de propor idéias e criar trabalhos de acordo com sua experiência, vivência e criatividade. O projeto iniciou-se em 2009, e ofereceu 158 oficinas até junho/2016, com um público semanal de 20 pessoas. O artesanato é também uma fonte de renda. A prática das artes manuais influencia na liberação de emoções, melhora a comunicação, fortalece a autoimagem e desenvolve os potenciais criativos. Os participantes produzem brinquedos, sapatinhos de tricô e bolsas para doações no hospital da Unicamp. As oficinas são relevantes , pois fortalecem o desenvolvimento social e pessoal e observa-se a melhora da qualidade de vida com a descoberta e prática da arte.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Aparecida Bueno, Universidade Estadual de Campinas

Reitoria; Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários; ESTGUA: Coordenadoria do Centro Cultural da Estação de Guanabara.

Downloads

Publicado

2016-10-27

Como Citar

BUENO, M. A. Quintas criativas - qualidade de vida (variedades artesanais e artísticas). Sínteses: Revista Eletrônica do SimTec, Campinas, SP, n. 6, p. 186–186, 2016. DOI: 10.20396/sinteses.v0i6.8861. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/simtec/article/view/8861. Acesso em: 3 out. 2022.

Edição

Seção

Eixo 3 - Desenvolvimento Humano, Saúde, Sustentabilidade e Qualidade de Vida