Resumo
O uso da matemática é uma atividade que está presente na rotina dos seres humanos, a fim de quantificar, valorar e comunicar-se por meio dos números. A Resolução de Problemas é uma, dentre muitas maneiras, que os professores de Educação Infantil podem proporcionar às crianças pequenas, com o intuito de construir noções complexas e lógicas. Neste contexto, o objetivo do trabalho foi de verificar a construção matemática em crianças pequenas sob a metodologia de Resoluções de Problemas, descritas por Smole, Diniz e Cândido e Mantovani de Assis. Esta metodologia envolve atividades simples que buscam envolver toda a capacidade lógica das crianças, como por exemplo: buscar alternativas e levantar hipóteses para uma dificuldade que surgiu durante o cotidiano da turma; incentivar a oralidade e a descrição de elementos; apresentar jogos de faz-de-conta e de cooperação, entre outras possibilidades. O trabalho foi conduzido em crianças com idade de 5 a 6 anos, que frequentam a Educação Infantil no Centro de Educação e Convivência Infantil (CECI – Unicamp). Como resultados obteve-se que a metodologia que utiliza a Resolução de Problemas, proporcionou a constituição de conceitos complexos de matemática de maneira lúdica e prazerosa, como também, a aprendizagem de forma efetiva, pois os alunos apresentaram compreensão e construção de estruturas lógicas matemáticas. Por fim, esta metodologia ofereceu às crianças pequenas a autoconfiança, a liberdade de escolher, de pensar, de narrar, de criticar, e envolver-se com os números.
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Copyright (c) 2016 Mellina Silva, Márcia de Oliveira Rocha