Banner Portal
Matemática divertida: resolução de situações problemas na educação infantil
PDF

Palavras-chave

Matemática. Situações problemas. Educação infantil.

Como Citar

SILVA, Mellina; ROCHA, Márcia de Oliveira. Matemática divertida: resolução de situações problemas na educação infantil. Sínteses: Revista Eletrônica do SimTec, Campinas, SP, n. 6, p. 184–184, 2016. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/simtec/article/view/8859. Acesso em: 18 jun. 2024.

Resumo

O uso da matemática é uma atividade que está presente na rotina dos seres humanos, a fim de quantificar, valorar e comunicar-se por meio dos números. A Resolução de Problemas é uma, dentre muitas maneiras, que os professores de Educação Infantil podem proporcionar às crianças pequenas, com o intuito de construir noções complexas e lógicas. Neste contexto, o objetivo do trabalho foi de verificar a construção matemática em crianças pequenas sob a metodologia de Resoluções de Problemas, descritas por Smole, Diniz e Cândido e Mantovani de Assis. Esta metodologia envolve atividades simples que buscam envolver toda a capacidade lógica das crianças, como por exemplo: buscar alternativas e levantar hipóteses para uma dificuldade que surgiu durante o cotidiano da turma; incentivar a oralidade e a descrição de elementos; apresentar jogos de faz-de-conta e de cooperação, entre outras possibilidades. O trabalho foi conduzido em crianças com idade de 5 a 6 anos, que frequentam a Educação Infantil no Centro de Educação e Convivência Infantil (CECI – Unicamp). Como resultados obteve-se que a metodologia que utiliza a Resolução de Problemas, proporcionou a constituição de conceitos complexos de matemática de maneira lúdica e prazerosa, como também, a aprendizagem de forma efetiva, pois os alunos apresentaram compreensão e construção de estruturas lógicas matemáticas. Por fim, esta metodologia ofereceu às crianças pequenas a autoconfiança, a liberdade de escolher, de pensar, de narrar, de criticar, e envolver-se com os números.

PDF
Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright (c) 2016 Mellina Silva, Márcia de Oliveira Rocha

Downloads

Não há dados estatísticos.