Matemática divertida: resolução de situações problemas na educação infantil

Autores

  • Mellina Silva Universidade Estadual de Campinas
  • Márcia de Oliveira Rocha Universidade Estadual de Campinas

DOI:

https://doi.org/10.20396/sinteses.v0i6.8859

Palavras-chave:

Matemática. Situações problemas. Educação infantil.

Resumo

O uso da matemática é uma atividade que está presente na rotina dos seres humanos, a fim de quantificar, valorar e comunicar-se por meio dos números. A Resolução de Problemas é uma, dentre muitas maneiras, que os professores de Educação Infantil podem proporcionar às crianças pequenas, com o intuito de construir noções complexas e lógicas. Neste contexto, o objetivo do trabalho foi de verificar a construção matemática em crianças pequenas sob a metodologia de Resoluções de Problemas, descritas por Smole, Diniz e Cândido e Mantovani de Assis. Esta metodologia envolve atividades simples que buscam envolver toda a capacidade lógica das crianças, como por exemplo: buscar alternativas e levantar hipóteses para uma dificuldade que surgiu durante o cotidiano da turma; incentivar a oralidade e a descrição de elementos; apresentar jogos de faz-de-conta e de cooperação, entre outras possibilidades. O trabalho foi conduzido em crianças com idade de 5 a 6 anos, que frequentam a Educação Infantil no Centro de Educação e Convivência Infantil (CECI – Unicamp). Como resultados obteve-se que a metodologia que utiliza a Resolução de Problemas, proporcionou a constituição de conceitos complexos de matemática de maneira lúdica e prazerosa, como também, a aprendizagem de forma efetiva, pois os alunos apresentaram compreensão e construção de estruturas lógicas matemáticas. Por fim, esta metodologia ofereceu às crianças pequenas a autoconfiança, a liberdade de escolher, de pensar, de narrar, de criticar, e envolver-se com os números.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Mellina Silva, Universidade Estadual de Campinas

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), Especialização em Ética, Valores e Cidadania na Escola pela Universidade de São Paulo (USP) e Especialização em Deficiência Auditiva pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). Atualmente é professora de educação básica no Centro de Convivência Infantil (CECI) - UNICAMP. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Métodos e Técnicas de Ensino, Alfabetização e Educação Infantil.

Márcia de Oliveira Rocha, Universidade Estadual de Campinas

Possui mestrado em Estudos Literários pela Universidade Federal do Espírito Santo (2006). Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Língua Inglesa, atuando principalmente nos seguintes temas: literatura, estudos de tradução, teoria da tradução, tradução literária, crítica de tradução e estudos interculturais. Professora do curso de graduação de Letras - Inglês do Centro de Ensino Superior de Vitória (CESV), Em Vitória - ES. 

Downloads

Publicado

2016-10-27

Como Citar

SILVA, M.; ROCHA, M. de O. Matemática divertida: resolução de situações problemas na educação infantil. Sínteses: Revista Eletrônica do SimTec, Campinas, SP, n. 6, p. 184–184, 2016. DOI: 10.20396/sinteses.v0i6.8859. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/simtec/article/view/8859. Acesso em: 26 set. 2022.

Edição

Seção

Eixo 3 - Desenvolvimento Humano, Saúde, Sustentabilidade e Qualidade de Vida