Era um, eram dois, eram três contos : os contos e me encanto outra vez
DOI:
https://doi.org/10.20396/sinteses.v0i6.8858Palavras-chave:
Historias. Imaginação. Linguagens.Resumo
As atividades desenvolvidas foram feitas no Centro de Convivência Infantil – CeCI/ Unicamp, na Turma do Contos, contendo 20 crianças de 5 e 6 anos. Ocorreu em 2015, as histórias infantis levaram a curiosidades e observações das crianças, através de desenhos, das brincadeiras de faz-de-conta. Queriam conhecer mais sobre as histórias tradicionais infantis. A partir disso, iniciamos as vivências das historias Branca de neve, Chapeuzinho Vermelho, Rapunzel, e assim por diante. Contamos historias tradicionais sob outras perspectivas, tais como , Chapeuzinhos Coloridos, Branca de neve e as Sete Versões, Joões e Marias, Rapunzel, um Conto da Fadas Fabuloso. O objetivo foi reconhecer a importância da literatura infantil e o seu incentivo na formação do hábito de leitura das crianças na educação infantil, sendo esse um meio pelo qual a criança a desenvolve a imaginação, emoções e sentimentos de forma prazerosa e significativa. As vivências resultaram em atividades como construção de fantoches, desenhos, recontos e dramatizações. As linguagens foram os meios simbólicos pelos quais as crianças puderam fazer intercâmbio entre o repertório de símbolos e significados adquiridos a partir das histórias lidas e do mundo que as cercam. Os resultados foram positivos das atividades realizadas. Observou-se a importância de inserir o indivíduo no mundo simbólico, através das histórias e as influências sofridas por elas, pois “as histórias estimulam o desenvolvimento [...], o pensamento hipotético, o raciocínio lógico, pensamento divergente ou convergente, as relações espaciais e temporais", e valorizando a contribuição das histórias infantis.
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