Banner Portal
Trabalhos artesanais com familiares acompanhantes como atividade de entretenimento e aprendizado na enfermaria de pediatria – HC/UNICAMP
PDF

Palavras-chave

Humanização. Hospitalização

Como Citar

KOBAYACHI, L. E.; GIAROLA, Maura Sundfeld Iaderozza; PAOLIS, Maria Isabel Melo de. Trabalhos artesanais com familiares acompanhantes como atividade de entretenimento e aprendizado na enfermaria de pediatria – HC/UNICAMP. Sínteses: Revista Eletrônica do SimTec, Campinas, SP, n. 2, p. 324–324, 2016. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/simtec/article/view/8849. Acesso em: 27 maio. 2024.

Resumo

A Unidade de Internação Pediátrica do Hospital das Clínicas da UNICAMP possui 58 leitos de internação para crianças e adolescentes de Campinas e região, sendo 48 de Enfermaria e 10 de terapia intensiva. De acordo com o Estatuto da Criança e Adolescente, e conforme normas internas da nossa instituição, desde a década de 80, todo paciente internado em nosso setor tem o direito de ser acompanhado, em período integral, por um familiar responsável, preferencialmente a mãe. Este trabalho tem por objetivo relatar a experiência de realização de trabalhos artesanais, como confecção de bijuterias, flores, bordados, desenvolvidos com as mães acompanhantes e coordenados por um grupo de voluntários e pela terapia ocupacional. Os resultados de pesquisa de satisfação dos clientes demonstram que estas atividades diminuem o sofrimento, ansiedade e tristeza vivenciados no ambiente hospitalar, proporcionam descontração e contribuem para o aprendizado de novas tarefas que podem contribuir na renda familiar, estimulando a criatividade e a socialização.
PDF
Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright (c) 2016 L. E. Kobayachi, Maura Sundfeld Iaderozza Giarola, Maria Isabel Melo de Paolis

Downloads

Não há dados estatísticos.