Violência e serviço social: relação e desafios à prática profissional

Autores

  • Melaine Bicalho Farias Universidade Estadual de Campinas
  • Wanilde Barbosa Morais Universidade Estadual de Campinas

DOI:

https://doi.org/10.20396/sinteses.v0i6.8846

Palavras-chave:

Violência. Serviço social. Pratica profissional.

Resumo

O presente trabalho tem por objetivo refletir sobre a relação existente entre o Serviço Social e a Violência, a partir de suas múltiplas expressões, presentes no diversos espaços sociocupacionais, em especial a Saúde. A violência se apresenta nos dias atuais como um dos maiores desafios postos a sociedade, perpassando por todas as classes, idades e etnia. O Mapa da Violência publicado em 2015, buscou analisar as mortes por armas de fogo no ano de 2012, concluindo que 42.416 pessoas foram mortas naquele ano por esse tipo de violência, sendo que destes, 59% eram jovens. Esses e demais dados publicados, demonstram uma realidade que exige dos profissionais que atuam direta ou indiretamente com a violência, a constante reflexão, atualização e aprofundamento com relação ao tema, para que se possa construir uma visão não restrita do fato, mas o entendimento da trama de relações existente no âmbito social e individual. A metodologia escolhida, é de caráter quanti-qualitativo, a partir da utilização de pesquisa bibliográfica e documental. A partir da pesquisa realizada, concluímos que pesquisas relacionadas a esse tema são de grande importância, pois o Assistente Social se constitui hoje como profissional de destaque no que refere à atuação frente às múltiplas expressões da violência e que a reflexão, discussão e compreensão do tema contribuem na busca por novas propostas de prevenção.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Melaine Bicalho Farias, Universidade Estadual de Campinas

Discente do Curso de Aprimoramento Multiprofissional em Saúde: Serviço Social, Saúde e Violência, pela Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP/FCM/HC. Graduada em Serviço Social, pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas - PUCC (2015). Experiência na Área da Saúde de Média Complexidade em Hospital Terciário e na área de Assistência Social - Proteção Social Básica e Especial de Media Complexidade.

Wanilde Barbosa Morais, Universidade Estadual de Campinas

Colaboradora do Hospital das Clinicas da Unicamp.

Downloads

Publicado

2016-10-27

Como Citar

FARIAS, M. B.; MORAIS, W. B. Violência e serviço social: relação e desafios à prática profissional. Sínteses: Revista Eletrônica do SimTec, Campinas, SP, n. 6, p. 180–180, 2016. DOI: 10.20396/sinteses.v0i6.8846. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/simtec/article/view/8846. Acesso em: 26 set. 2022.

Edição

Seção

Eixo 3 - Desenvolvimento Humano, Saúde, Sustentabilidade e Qualidade de Vida