Relato de experiência de investigação epidemiológica em surto de caxumba ocorrido no campus
DOI:
https://doi.org/10.20396/sinteses.v0i2.8834Palavras-chave:
Investigação epidemiológica. Surto. Bloqueio vacinalResumo
O CECOM (Centro de Saúde da Comunidade da Unicamp) é um serviço de saúde destinado ao atendimento da comunidade universitária para desenvolver ações de promoção, proteção e reabilitação da saúde em nível ambulatorial, com equipe multiprofissional e interdisciplinar, propondo e implementando políticas de saúde com outros órgãos, buscando melhoria na qualidade de vida da comunidade. Dentre as atividades de prevenção existem ações específicas de controle, investigação e vigilância epidemiológica dos agravos de notificação à saúde. Um desses agravos é a Parotidite conhecida como Caxumba, doença de alta transmissibilidade e baixa infectividade que acomete a faixa etária de crianças e jovens, entre 07 a 14 anos. O objetivo do trabalho é relatar a experiência de implantação das estratégias para bloqueio vacinal frente ao surto de caxumba, ocorrido no campus universitário no período de março 2007 a abril 2008 e mostrar o deslocamento da doença para outra faixa etária e incidência da doença em pessoas previamente vacinadas. O método utilizado foi através da investigação epidemiológica de campo.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2016-09-12
Como Citar
TREVISANE, R. C. G.; ROSA, R. V.; TANINAGA, E. K.; FERREIRA, F. M. Relato de experiência de investigação epidemiológica em surto de caxumba ocorrido no campus. Sínteses: Revista Eletrônica do SimTec, Campinas, SP, n. 2, p. 317–317, 2016. DOI: 10.20396/sinteses.v0i2.8834. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/simtec/article/view/8834. Acesso em: 27 jan. 2023.
Edição
Seção
Eixo 3 - Desenvolvimento Humano, Saúde e Qualidade de Vida
Licença
Copyright (c) 2016 Rose Clelia Grion Trevisane, Rosana Vasques Rosa, Edite Kazue Taninaga, Fernando Machado Ferreira

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License. Os trabalhos adotam a licença do Creative Commons.