Banner Portal
Reflexão sobre discriminação e preconceito no ambiente de trabalho
PDF

Palavras-chave

Ambiente de trabalho. Preconceito. Discriminação

Como Citar

MADI, E. D. T.; ALMEIDA, C. R. de; PEREIRA FILHO, S. A.; CARRETERO, G. H.; OLIVEIRA, F. A. Reflexão sobre discriminação e preconceito no ambiente de trabalho. Sínteses: Revista Eletrônica do SimTec, Campinas, SP, n. 2, p. 316–316, 2016. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/simtec/article/view/8832. Acesso em: 1 dez. 2023.

Resumo

A CIPA e a equipe de Desenvolvimento do DGRH promoveram juntas uma reflexão, entre os cipeiros de 2006, sobre as questões de discriminação e preconceito no ambiente de trabalho. O objetivo desse movimento era auxiliar aos cipeiros a lidar com o tema, tanto para eles próprios como para o diálogo com outras pessoas. Tendo como objetivo principal a auto-reflexão, o projeto também teve um objetivo secundário na reprodução do tema para outros grupos. Em roda, num número que possibilitasse diálogo entre todos (10 cipeiros) os temas foram trazidos e dialogados, foi realizada uma mesa redonda com alguns especialistas e também implementada uma atividade de psicodrama. Neste movimento vários conceitos e pré-conceitos foram trabalhados. A metodologia utilizada foi a de abordar conceitos temáticos, como o ouvir e o diálogo em contraponto ao debate, e trabalhar com a pedagogia da problematização, que pelo seu caráter natural de desenvolvimento de consciência crítica foi usada tanto para promover a reflexão como para possibilitar construção de multiplicação. A participação dos cipeiros foi sempre muito ativa, permitindo o exercício do diálogo e da escuta qualificada (ouvir realmente). O grupo participante alcançou a reflexão sobre o tema desejado permitindo a abertura para ampliação de muitas outras questões.
PDF
Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright (c) 2016 E. D. T. Madi, Celso Ribeiro de Almeida, Saulo Augusto Pereira Filho, G. H. Carretero, F. A. Oliveira

Downloads

Não há dados estatísticos.