Qualificação profissional da equipe de enfermagem em uma unidade de terapia intensiva
DOI:
https://doi.org/10.20396/sinteses.v0i2.8828Palavras-chave:
Enfermagem. Qualificação profissional . AprendizagemResumo
O profissional de saúde está inserido em um contexto de mudanças e incertezas e deve estar preparado para assumir novas responsabilidades, qualificação que exige mudanças ancoradas na capacidade de aprendizagem e no compromisso com sua formação profissional e humana. O objetivo desse estudo foi descrever a qualificação profissional da equipe de enfermagem de uma unidade de terapia intensiva. Estudo descritivo com coleta de dados de fonte primária. Resultado: participaram da pesquisa 91profissionais, sendo 39 (43%) enfermeiros, destes 20 possuem especialização, 7 concluíram mestrado e 1 doutorado. Os técnicos são 51 (56%) e 1 (1%) auxiliar de enfermagem. Constatou-se que 28% dos enfermeiros já atuaram como técnico ou auxiliar de enfermagem e que 37% dos técnicos já atuaram como auxiliar. Constatou-se que vários profissionais são qualificados e capazes de contribuir para mudanças efetivas no processo do cuidado, visando à melhoria da qualidade da assistência. Nota-se que houve progressão na qualificação de auxiliares para técnicos e destes para enfermeiros. Na concepção dos profissionais qualificados o retorno do processo de formação continuada foi ter obtido maior conhecimento e aperfeiçoamento da qualidade de trabalho.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2016-09-12
Como Citar
SOUZA, E. L. de; NUNES, W. A.; MELICARDI, M. L. Qualificação profissional da equipe de enfermagem em uma unidade de terapia intensiva. Sínteses: Revista Eletrônica do SimTec, Campinas, SP, n. 2, p. 314–314, 2016. DOI: 10.20396/sinteses.v0i2.8828. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/simtec/article/view/8828. Acesso em: 27 jan. 2023.
Edição
Seção
Eixo 3 - Desenvolvimento Humano, Saúde e Qualidade de Vida
Licença
Copyright (c) 2016 Eliane Lopes de Souza, Wilma Aparecida Nunes, M. L. Melicardi

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License. Os trabalhos adotam a licença do Creative Commons.