Banner Portal
Qualidade de vida no trabalho na UNICAMP
PDF

Palavras-chave

Qualidade de vida no trabalho. Universidade. Planejamento estratégico

Como Citar

ROCHA, M. R. A.; BARROS, Arlete de Souza; PARAIZO, Carlos Renato; MADI, E. D.; AQUINO, M. G. F.; CARVALHO, Teresa Helena Portela Freire de; COENTRO, V. S. Qualidade de vida no trabalho na UNICAMP. Sínteses: Revista Eletrônica do SimTec, Campinas, SP, n. 2, p. 313–313, 2016. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/simtec/article/view/8827. Acesso em: 8 set. 2024.

Resumo

A gestão pela Qualidade de Vida no Trabalho tem sido expressa na Universidade Estadual de Campinas, mais diretamente, a partir do Planejamento Estratégico (PLANES) de 2004. Muitas iniciativas isoladas nesse tema existiam, nos campi, antes disso. A partir da institucionalização, pelo Planes, do olhar sobre Qualidade de Vida no Trabalho, esta passa a ser entendida como sendo a busca pelo desenvolvimento do indivíduo, nas abordagens pessoal e profissional, alinhada à humanização das relações de trabalho, ao convívio sócio-cultural dos indivíduos e ao cuidado com o meio ambiente. Este relato descreve a trajetória do movimento pela Qualidade de Vida no Trabalho na Unicamp desde 2004. Estruturou-se pela apropriação de bases teóricas e por experimentações práticas que, inicialmente, foram baseadas na coleta e sistematização das iniciativas em Qualidade de Vida no Trabalho pré existentes na Universidade. Através da dimensão Saúde, abordagem Nutrição, um formato de atuação foi concebido. Este formato permite, além do desenvolvimento da abordagem nutricional, a concepção de um modelo. A partir da clareza das dimensões de atuação e de um modelo para atuação nas abordagens, uma estrutura de articulação para o tema Qualidade de Vida no Trabalho na Universidade é proposta e deve ser regida por uma política institucional própria, construída pelas experiências teórico-práticas elaboradas no trajeto até aqui.
PDF
Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright (c) 2016 M. R. A. Rocha, Arlete de Souza Barros, Carlos Renato Paraizo, E. D. Madi, M. G. F. Aquino, Teresa Helena Portela Freire de Carvalho, V. S. Coentro

Downloads

Não há dados estatísticos.