Banner Portal
Promoção de saúde bucal do serviço de odontologia infantil
PDF

Palavras-chave

Saúde bucal

Como Citar

CORSSI, Eliane Mara de Carvalho; COSTA, Glaura Ferreira; MENDOÇA, M. I. S.; BERNARDO, Silvana Cristina Misossoi. Promoção de saúde bucal do serviço de odontologia infantil. Sínteses: Revista Eletrônica do SimTec, Campinas, SP, n. 2, p. 310–310, 2016. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/simtec/article/view/8820. Acesso em: 19 abr. 2024.

Resumo

O objetivo deste trabalho é apresentar o Programa de Promoção à Saúde Bucal de crianças de 0 (zero) a 12 anos do Serviço de Odontologia Infantil – CECOM. O Programa é oferecido aos filhos de funcionários, docentes e estudantes que freqüentam berçários, Creches da Área de Saúde e CECI, pré-escolas: EMEI e PRODECAD e Escola Estadual Professor Físico Sérgio Porto, tendo por objetivo promover a saúde bucal dessas crianças através de ações preventivas, educativas e curativas, envolvendo neste processo pais e/ou responsáveis e professores. A sistemática do programa envolve: capacitação continuada de professores, levantamento da situação atual de cada criança e suas necessidades de tratamento, avaliação do risco a cárie, procedimentos de higienização com aplicação tópica de flúor e palestras para gestantes. Os indicadores de avaliação identificaram a eficácia do programa, pois vem ocorrendo uma redução significativa da necessidade de tratamento curativo e 95% das que permanecem no programa, apresentam-se isentas da doença cárie. A conscientização da mãe desde a gestação e o acompanhamento preventivo da criança desde o nascimento são as principais ferramentas para o controle e a prevenção das doenças bucais. Tais ferramentas, inseridas no Programa de Prevenção, garantem resultados altamente positivos, que se revelam na saúde da população infantil.
PDF
Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright (c) 2016 Eliane Mara de Carvalho Corssi, Glaura Ferreira Costa, M. I. S. Mendoça, Silvana Cristina Misossoi Bernardo

Downloads

Não há dados estatísticos.