Evolução tecnológica dos procedimentos endodônticos realizados no CECOM

Autores

  • Wellington Pereira Santos Universidade Estadual de Campinas

DOI:

https://doi.org/10.20396/sinteses.v0i6.8816

Palavras-chave:

Tratamento endodôntico. Micro-motor elétrico. Limas de níquel-titânio.

Resumo

O tratamento endodôntico é uma modalidade terapêutica que visa à manutenção do elemento dental na cavidade oral, preservando-se a função mastigatória e a estética do paciente. Estes procedimentos são oferecidos à comunidade da Unicamp, através do departamento de Odontologia do Cecom desde a década de 80. O tratamento endodôntico, como todas as áreas da Odontologia, evoluiu bastante desde então, e nosso departamento, como não poderia ser diferente, acompanhou essa evolução. Com o advento de novas tecnologias, como os micro-motores elétricos e as limas rotatórias de Níquel-Titânio, os tratamentos que na década de 80 eram realizados em média com 04 consultas de aproximadamente 1:10 h cada, hoje são realizados em 02 consultas de aproximadamente 1:00 h cada. Isto trouxe um maior conforto aos pacientes e aos profissionais, além de possibilitar que um maior número de pessoas fossem beneficiadas com este tipo de atendimento. Graças a estas evoluções, atualmente não há mais lista de espera para que os pacientes tenham acesso ao tratamento endodôntico no Cecom.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Wellington Pereira Santos, Universidade Estadual de Campinas

fisioterapeuta graduado pela Universidade Estadual de Londrina (2002), com especialização em Fisioterapia Respiratória pela Universidade Estadual de Londrina (2004), mestrado em Ciências da Reabilitação pela Faculdade de Medicina da USP (2007) e doutorado em Ciências pelo Programa de Fisiopatologia Experimental da Faculdade de Medicina da USP (2011). É fisioterapeuta responsável pela área de Desenvolvimento do Serviço de Reabilitação do Hospital Sírio-Libanês (HSL).

Downloads

Publicado

2016-10-27

Como Citar

SANTOS, W. P. Evolução tecnológica dos procedimentos endodônticos realizados no CECOM. Sínteses: Revista Eletrônica do SimTec, Campinas, SP, n. 6, p. 178–178, 2016. DOI: 10.20396/sinteses.v0i6.8816. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/simtec/article/view/8816. Acesso em: 28 set. 2022.

Edição

Seção

Eixo 3 - Desenvolvimento Humano, Saúde, Sustentabilidade e Qualidade de Vida