Técnica de medição de saliva utilizada no CECOM em pacientes com halitose

Autores

  • Angela Tiziani Universidade Estadual de Campinas

DOI:

https://doi.org/10.20396/sinteses.v0i6.8813

Palavras-chave:

Halitose. Medição da saliva. Fluxo salivar. Saburra lingual.

Resumo

A saliva é um fluido aquoso e transparente secretado pelas glândulas salivares diretamente na cavidade bucal. É composta, principalmente, de água (99%) e componentes orgânicos e minerais. Uma de suas principais funções é a autolimpeza da boca. Quando há diminuição do fluxo salivar, observa-se maior estagnação de matéria orgânica sobre a língua, como células epiteliais descamadas e bactérias, formando a Saburra Lingual. A degradação da Saburra Lingual pelas bactérias provoca a formação de compostos sulfurados voláteis que causam o mau hálito. Uma boa quantidade de saliva é um dos fatores importantes para manter o hálito agradável. Neste trabalho, vamos demonstrar a técnica de medição de saliva que utilizamos no Cecom para tratamento da Halitose. Para esta técnica, utilizamos um tubo de Proveta com medições, um tubete de silicone de 1,5 cm de comprimento e um cronômetro. O paciente deve mastigar o tubete de silicone, durante 5 minutos, e ir cuspindo toda a saliva que for sendo produzida para dentro do tubo de Proveta. Ao final dos cinco minutos, medimos a quantidade de saliva dentro do tubo e dividimos este valor por 5. Desta maneira, obtemos o fluxo salivar do paciente. Com a saliva dentro do tubo de Proveta, avaliamos os padrões salivares do paciente, como quantidade, coloração, turbidez e viscosidade. Se for encontrada alguma alteração, realizamos o tratamento adequado para reestabelecer os padrões normais, através de Sialogogos, que estimulam a produção da saliva de diversas maneiras.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Angela Tiziani, Universidade Estadual de Campinas

Possui especialização pelo Associação dos Cirurgiões Dentistas de Campinas (1995) . Atualmente é Dentista da Universidade Estadual de Campinas. Tem experiência na área de Odontologia.

Downloads

Publicado

2016-10-27

Como Citar

TIZIANI, A. Técnica de medição de saliva utilizada no CECOM em pacientes com halitose. Sínteses: Revista Eletrônica do SimTec, Campinas, SP, n. 6, p. 177–177, 2016. DOI: 10.20396/sinteses.v0i6.8813. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/simtec/article/view/8813. Acesso em: 3 out. 2022.

Edição

Seção

Eixo 3 - Desenvolvimento Humano, Saúde, Sustentabilidade e Qualidade de Vida