Grupo de gestantes do CECOM

Autores

  • Flávia Malvezzi Estrada Universidade Estadual de Campinas
  • Claudia Maria Peres Universidade Estadual de Campinas
  • Maria Cristina Stolf Universidade Estadual de Campinas
  • Edite Kazue Taninaga Universidade Estadual de Campinas
  • Inajara de Cassia Guerreiro Universidade Estadual de Campinas
  • Luciana Purcino Universidade Estadual de Campinas
  • Luciane da Silva Antunes Universidade Estadual de Campinas
  • Mariana Patelli Juliani de Souza Lima Universidade Estadual de Campinas
  • Nathália Ellovitch Nomura Universidade Estadual de Campinas
  • Miriam Susana Locatelli Marques da Silva Universidade Estadual de Campinas
  • Nadia Masson Universidade Estadual de Campinas
  • Tania Maria Granzotto Universidade Estadual de Campinas

DOI:

https://doi.org/10.20396/sinteses.v0i6.8812

Palavras-chave:

Gestação. Orientações. Troca de experiências. Grupo. Visita gestante.

Resumo

A gestação é um momento muito peculiar na vida da mulher visto que durante esse período a mesma fica mais vulnerável e passa por diversas transformações físicas, psíquicas e sociais. A realização de grupos educativos é uma forma de acolhimento dessas mulheres uma vez que possibilita a troca de experiências e esclarecimento de dúvidas favorecendo com que a mulher se sinta mais segura durante todo o processo. O CECOM oferece semestralmente o curso de gestantes para alunas e profissionais da comunidade interna da Unicamp. São 06 encontros com duração média de 2 horas, contemplando a participação do parceiro se o mesmo assim desejar. Conta com uma equipe multiprofissional que apresenta temas relacionados ao pré-natal, exames gestacionais, vacinas, avaliação nutricional, odontológica, direitos da gestante, parto, aleitamento materno e entre outros, cuidados com o recém-nascido. À partir de 2012, foi incluída a visita nas dependências do Hospital da Mulher Prof. Dr. José Atistodemo Pinotti (CAISM/Unicamp) em que mediante agendamento prévio realizado por enfermeira do grupo junto a Divisão de Enfermagem do referido hospital, as gestantes recebem folders informativos e diversas explicações do enfermeiro responsável sobre a rotina de assistência prestada as gestantes, além de visitar os setores por onde passarão durante o período de pré-parto, parto e pós- parto até a sua alta e a alta do bebê. Ao final do Grupo de Gestantes é realizada uma avaliação com a aplicação de um questionário para pesquisa de satisfação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Flávia Malvezzi Estrada, Universidade Estadual de Campinas

Possui graduação em Enfermagem pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (2008). Teve experiência como Bolsista do (PET) Programa de Educação Tutorial/MEC/SESu no período de Outubro de 2005 a Julho de 2007, desenvolvendo atividades de Ensino, Pesquisa e Extensão. Integrou a Liga de Enfermagem da PUC Campinas (comissão organizadora) no período de Set 2007 a Julho de 2008. Foi Enfermeira Residente em Enfermagem em Clínica Médica pelo Hospital da PUC Campinas no período de Fevereiro de 2010 a Agosto de 2011. Pós graduada em Enfermagem do Trabalho pelo Centro Universitário Anhanguera. Atualmente Enfermeira Assistencial no Ambulatório da Mulher do Centro de Saúde da Comunidade (CECOM) na Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP).

Claudia Maria Peres, Universidade Estadual de Campinas

Possui graduação em Fisioterapia pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (1989). Atualmente é fisioterapeuta da Universidade Estadual de Campinas/UNICAMP. Curso de Especialização em Acupuntura no Instituto Brasileiro de Estudos Homeopáticos (1998). Curso de Pós-graduação/ MBA Gerência em Saúde Fundação Getulio Vargas (2005). Mestrado pela Faculdade de Educação Física - UNICAMP, na Área de Concentração Atividade Física, Adaptação e Saúde (2008). Doutora em Saúde Coletiva/Epidemiologia - Faculdade de Ciëncias Médicas - UNICAMP (2013).

Maria Cristina Stolf, Universidade Estadual de Campinas

É graduada em Enfermagem com Habilitição em Ginecologia e Obstetricia pela Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto - USP (1979). Atualmente é enfermeira no CSS - CECOM da Universidade Estadual de Campinas. Tem experiência na área de Saúde Coletiva com ênfase em Saúde e Trabalho.

Edite Kazue Taninaga, Universidade Estadual de Campinas

Enfermeira no Cecom da Unicamp.

Inajara de Cassia Guerreiro, Universidade Estadual de Campinas

Possui Graduação em Bacharel em Enfermagem pela Universidade Estadual de Campinas (2007) e especialização em Ginecologia e Obstetricia pela Fundação Herminio Ometto (2010). Atualmente é enfermeira assistêncial na Clinica Médica do Centro de saúde da Comunidade UNICAMP (CECOM).

Luciana Purcino, Universidade Estadual de Campinas

Mestra em Divulgação Científica e Cultural pela Universidade Estadual de Campinas, especialista em Nutrição Hospitalar em Cardiologia pelo Instituto do Coração do Hospital das Clínicas da Universidade de São Paulo e graduada em Nutrição pela Universidade de São Paulo (1999). Nutricionista na Universidade Estadual de Campinas atuando nos seguintes temas: nutrição e alimentação, qualidade de vida e Doenças Crônicas Não Transmissíveis (DCNT).

Luciane da Silva Antunes, Universidade Estadual de Campinas

Colaboradora do Cecom da Unicamp.

Mariana Patelli Juliani de Souza Lima, Universidade Estadual de Campinas

Aluna do programa de Pós-Graduação em Tocoginecologia (Mestrado) da FCM-Unicamp. Possui graduação em Medicina pela Universidade Estadual de Campinas (2003) e Residência Médica em Ginecologia e Obstetrícia pela Universidade Estadual de Campinas (2007). Atualmente é médica ginecologista e obstetra do Centro de Saúde da Comunidade (Cecom), da Universidade Estadual de Campinas e é médica ginecologista e obstetra do Hospital Vera Cruz em Campinas. Tem experiência na área de Medicina, com ênfase em Ginecologia e Obstetrícia e Endoscopia Ginecológica.

Nathália Ellovitch Nomura, Universidade Estadual de Campinas

Ginecologista do Cecom na Unicamp.

Miriam Susana Locatelli Marques da Silva, Universidade Estadual de Campinas

Possui graduação em Enfermagem pela Universidade de São Paulo (1983).

Nadia Masson, Universidade Estadual de Campinas

Possui graduação em Odontologia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2005) e especialização em Residência Multiprofissional Saúde da Família pela Universidade Federal de São Carlos (2009).

Tania Maria Granzotto, Universidade Estadual de Campinas

Possui graduação em Serviço Social pela Faculdade de Serviço Social de Lins (1984), mestrado e doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas. Desde 1987 é assistente social na Universidade Estadual de Campinas.

Downloads

Publicado

2016-10-27

Como Citar

ESTRADA, F. M.; PERES, C. M.; STOLF, M. C.; TANINAGA, E. K.; GUERREIRO, I. de C.; PURCINO, L.; ANTUNES, L. da S.; LIMA, M. P. J. de S.; NOMURA, N. E.; SILVA, M. S. L. M. da; MASSON, N.; GRANZOTTO, T. M. Grupo de gestantes do CECOM. Sínteses: Revista Eletrônica do SimTec, Campinas, SP, n. 6, p. 176–176, 2016. DOI: 10.20396/sinteses.v0i6.8812. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/simtec/article/view/8812. Acesso em: 3 out. 2022.

Edição

Seção

Eixo 3 - Desenvolvimento Humano, Saúde, Sustentabilidade e Qualidade de Vida

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 3 4 5 6 > >>