Banner Portal
Acolhimento aos familiares de pacientes em cuidados paliativos: uma contribuição da psicologia
PDF

Palavras-chave

Cuidados paliativos. Psicologia. Família. Acolhimento.

Como Citar

TEIXEIRA, Ana Luiza; LIMA, Fernanda de Andrade Carvalho; MESQUITA, Gabriela Cardoso; SANTOS, Laise Potério. Acolhimento aos familiares de pacientes em cuidados paliativos: uma contribuição da psicologia. Sínteses: Revista Eletrônica do SimTec, Campinas, SP, n. 6, p. 175–175, 2016. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/simtec/article/view/8811. Acesso em: 29 mar. 2024.

Resumo

A Organização Mundial da Saúde define Cuidados Paliativos como assistência promovida por equipe multidisciplinar, que tem como objetivo melhorar a qualidade de vida do paciente e de seus familiares diante uma doença que ameace a vida. A família tem papel importante neste processo, já que mais do que tratar uma doença, os “Cuidados Paliativos” trata de pessoas. A Psicologia pode atuar no sentido de apoiar o paciente e sua família, possibilitando um espaço de acolhimento para medos e ansiedades, colaborando para a participação adequada de ambos no processo do adoecimento. Este trabalho tem como objetivo descrever a experiência do acolhimento realizado aos familiares de pacientes em Cuidados Paliativos. O mesmo é realizado na Enfermaria de Oncologia Clínica do Hospital Prof. Dr. José Aristodemo Pinotti – CAISM, pela equipe de Psicologia. Ocorre através da busca espontânea de atendimento pelo familiar e/ou paciente, por encaminhamento da equipe multidisciplinar ou pela triagem do serviço, sendo feito pré e/ou pós óbito. Nota-se que o acolhimento é um espaço de escuta terapêutica que traz benefícios para os familiares e paciente, tendo em vista que este possibilita a elaboração e ressignificação do adoecimento. Concluímos que o acolhimento se faz necessário, pois é um facilitador na relação familiar, promovendo melhor comunicação e proporcionando recursos de enfrentamento no processo de adoecimento.

PDF
Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright (c) 2016 Ana Luiza Teixeira, Fernanda de Andrade Carvalho Lima, Gabriela Cardoso Mesquita, Laise Potério Santos

Downloads

Não há dados estatísticos.