Resumo
O professor é, historicamente, o profissional da voz que apresenta o maior índice de alterações vocais. Essas alterações podem acarretar o comprometimento do exercício laborativo, do processo de ensino-aprendizagem e da qualidade de vida do professor. Diante dessa realidade, foi elaborada uma proposta de trabalho com o objetivo de avaliar e fornecer subsídios para a proteção da saúde vocal dos professores da Universidade. O programa constou de duas etapas. Num primeiro momento distribuímos um questionário para 97 professores com o objetivo de traçar o perfil vocal desses educadores e dessa forma pontuar as questões mais importantes que deveriam ser trabalhadas. A partir dos dados apresentados no questionário foi desenvolvida uma proposta de Treinamento Vocal com base nas necessidades específicas desses profissionais. Participaram desse treinamento 79 professores que foram divididos em cinco turmas distintas. Os temas trabalhados foram organizados em cinco grandes temas: comunicação, voz, fala, corpo e qualidade vocal. No último encontro distribuímos um questionário composto de perguntas referentes ao treinamento desenvolvido. O programa teve uma ótima aceitação por parte dos professores e os resultados obtidos apontaram para uma maior conscientização da voz como instrumento de trabalho, não só em relação ao uso mas também aos cuidados para conservação da mesma.
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Copyright (c) 2016 Ana Clara Diniz da Costa, M. B. Jacarandá, V. Coentro
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