Programa de reabilitação em oncologia mamária - CAISM: atuação da psicologia

Autores

  • Ana Luiza Teixeira Universidade Estadual de Campinas
  • Fernanda de Andrade Carvalho Lima Universidade Estadual de Campinas
  • Gabriela Cardoso Mesquita Universidade Estadual de Campinas
  • Laise Potério Santos Universidade Estadual de Campinas

DOI:

https://doi.org/10.20396/sinteses.v0i6.8805

Palavras-chave:

Psicologia. Reabilitação. Câncer de mama. Atuação.

Resumo

O Programa de Reabilitação em Oncologia Mamária iniciou seu trabalho em 1986, sendo atualmente composto por equipe multidisciplinar (Enfermagem, Fisioterapia, Medicina, Nutrição, Psicologia e Serviço Social). A Psicologia tem a finalidade terapêutica de oferecer suporte psicológico em grupo às mulheres no período de reabilitação após cirurgia mamária. O grupo busca facilitar a humanização do ambiente de tratamento e troca de experiências entre as pacientes; oferecer informações sobre problemas específicos de saúde ou do tratamento e mudanças no estilo de vida; promover a expressão de fantasias, idéias, expectativas e sentimentos relacionados ao momento vivido; colaborar para a melhora da adesão ao tratamento. O objetivo deste estudo é descrever a atuação da Psicologia no Programa de Reabilitação em Oncologia Mamária do Hospital da Mulher Prof. Dr. José Aristodemo Pinotti - CAISM/UNICAMP. Os grupos ocorrem quinzenalmente às segundas-feiras, com duração aproximada de 1 hora, não possuindo número fixo de participantes. Entretanto possui caráter homogêneo: mulheres com diagnóstico de câncer de mama que realizaram cirurgia da mama recentemente. As intervenções da Psicologia possuem caráter de reflexão e apoio voltados para o momento atual do tratamento, a reabilitação. Temas como autoestima, adoecimento, tratamento, apoio familiar, sexualidade e mudanças na qualidade de vida são trabalhados nos encontros, possibilitando que as pacientes manifestem livremente suas experiências, fantasias e preocupações. Assim, fica evidente a importância deste serviço dentro do Programa de Reabilitação em Oncologia Mamária, pois possibilita as mulheres o fortalecimento e enfrentamento do processo de adoecimento.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Luiza Teixeira, Universidade Estadual de Campinas

Psicóloga Clínica e Hospitalar, graduada em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas - PUC-CAMPINAS, com Especialização em Psicologia Clínica na Saúde Reprodutiva da Mulher pela Faculdade de Ciências Médicas/UNICAMP e Especialização em Psicologia Clínica pelo Centro de Formação e Assistência à Saúde -CEFAS.

Fernanda de Andrade Carvalho Lima, Universidade Estadual de Campinas

Psicóloga pela Universidade Federal do Triângulo Mineiro.

Gabriela Cardoso Mesquita, Universidade Estadual de Campinas

Possui graduação em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas(2015).

Laise Potério Santos, Universidade Estadual de Campinas

Possui graduação em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (1985) e mestrado em Tocoginecologia pela Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Estadual de Campinas (2003). É psicóloga do Centro de Atenção Integral à Saúde da Mulher (CAISM) da Universidade Estadual de Campinas, aonde atualmente é Supervisora da Seção de Psicologia.

Downloads

Publicado

2016-10-27

Como Citar

TEIXEIRA, A. L.; LIMA, F. de A. C.; MESQUITA, G. C.; SANTOS, L. P. Programa de reabilitação em oncologia mamária - CAISM: atuação da psicologia. Sínteses: Revista Eletrônica do SimTec, Campinas, SP, n. 6, p. 174–174, 2016. DOI: 10.20396/sinteses.v0i6.8805. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/simtec/article/view/8805. Acesso em: 26 set. 2022.

Edição

Seção

Eixo 3 - Desenvolvimento Humano, Saúde, Sustentabilidade e Qualidade de Vida

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>