Plantão do serviço social para orientação de benefícios sociais – medicamentos para dislipidemias fornecidos pela farmácia de alto custo do ministério da saúde

Autores

  • Tania Maria Granzotto Universidade Estadual de Campinas

DOI:

https://doi.org/10.20396/sinteses.v0i2.8792

Palavras-chave:

Farmácia de alto custo. Benefícios sociais. Medicamentos para dispilidemias

Resumo

A doença aterosclerótica é a principal causa de mortalidade no Brasil. As dislipidemias são alterações nos teores de lipídeos (ou gorduras) do sangue, tais como colesterol e os triglicerídeos. Trata-se de uma doença multifatorial e sua prevenção é necessária através da identificação e o controle dos níveis de dislipidemia. No CECOM, temos vários usuários que necessitam destes medicamentos, os quais são de custo elevado, porém, são fornecidos pela Farmácia de Alto Custo do Ministério da Saúde. Para que o paciente tenha acesso a esse benefício é necessário que seja encaminhado ao Serviço Social, para que receba todas as orientações necessárias. No nosso serviço temos cadastrados, aproximadamente, 180 pacientes que fazem uso destes medicamentos (há também pacientes cadastrados para obterem medicamentos de alto custo de outras patologias).OBJETIVOS-Oferecer o acolhimento e a orientação quanto a documentação para obter o benefício referente à sua patologia. METODOLOGIA -O trabalho de orientação é realizado pelo assistente social, o preenchimento do relatório médico e das receitas é realizado pelo médico, sendo necessário o levantamento do prontuário pelo Serviço de Arquivo Médico. CONSIDERAÇÕES FINAIS-O plantão Social tem cumprido seu papel ao promover a escuta qualificada e a viabilização dos benefícios sociais aos usuários no âmbito do direito e da cidadania.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Tania Maria Granzotto, Universidade Estadual de Campinas

CECOM/ UNICAMP

Downloads

Publicado

2016-09-12

Como Citar

GRANZOTTO, T. M. Plantão do serviço social para orientação de benefícios sociais – medicamentos para dislipidemias fornecidos pela farmácia de alto custo do ministério da saúde. Sínteses: Revista Eletrônica do SimTec, Campinas, SP, n. 2, p. 301–301, 2016. DOI: 10.20396/sinteses.v0i2.8792. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/simtec/article/view/8792. Acesso em: 1 out. 2022.

Edição

Seção

Eixo 3 - Desenvolvimento Humano, Saúde e Qualidade de Vida

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>