Banner Portal
Saude mental na gestação
PDF

Palavras-chave

Psicologia. Gestação. Saúde mental.

Como Citar

ZAPPAROLI, L.; RUBIO, A. V.; SANTOS, L. P.; AMORIM, J. C.; MASSAROLO, V. C.; ANTUNES, G. do C. e S. Saude mental na gestação. Sínteses: Revista Eletrônica do SimTec, Campinas, SP, n. 6, p. 169–169, 2016. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/simtec/article/view/8791. Acesso em: 28 fev. 2024.

Resumo

A literatura e a prática com mulheres grávidas apontam que a gestação é um período de transição. Inúmeras são as transformações incluindo mudanças no psiquismo e o papel sócio-familiar da gestante. A literatura evidencia que o período gravídico puerperal é a fase de maior incidência de transtornos psíquicos na mulher com aumento de sintomatologias ou mesmo o desenvolvimento de transtornos psiquiátricos. A intensidade das alterações psicológicas tem relação com fatores familiares, conjugais, sociais, culturais e traço de personalidade da gestante. Necessitando assim, de atenção especial para manter ou recuperar o bem-estar, e prevenir dificuldades futuras para o binômio. Visando tal necessidade, o Centro de Atenção Integral a Saúde da Mulher (CAISM) possui um ambulatório de pré-natal especializado em Saúde Mental na gestação, com atendimentos multiprofissionais, acompanhamento psiquiátrico e psicoterapêutico. Os atendimentos psicológicos acontecem no ambulatório através de livre demanda ou encaminhamento da equipe, são atendimentos individuais, baseados na psicoterapia breve e focal. Observa-se na nossa prática que o acompanhamento psicológico a esse público no espaço hospitalar reflete em uma melhor vinculação da gestante com o recém-nascido, com fortalecimento dos vínculos familiares. Além disso, possibilita um olhar integral a gestante, com propostas de um cuidado adequado durante o pré-natal, parto e puerpério, proporcionando uma vivência mais saudável da gestação e a prevenção de transtornos psiquiátricos severos futuros.

PDF
Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright (c) 2016 Liliane Zapparoli, Andreza Viviane Rubio, Laise Poterio Santos, Jaqueline Cristina Amorim, Verônica Cardoso Massarolo, Gisele do Canto e Silva Antunes

Downloads

Não há dados estatísticos.