Banner Portal
Programa de diabetes CECOM: vamos pegar no seu pé
PDF

Palavras-chave

Diabete mellitus. Pé diabético. Avaliação. Prevenção. Qualidade de vida

Como Citar

TANINAGA, Edite Kazue et al. Programa de diabetes CECOM: vamos pegar no seu pé. Sínteses: Revista Eletrônica do SimTec, Campinas, SP, n. 6, p. 168–168, 2016. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/simtec/article/view/8789. Acesso em: 24 abr. 2024.

Resumo

O Programa de Diabetes do CECOM (Centro de Saúde da Comunidade) iniciado há 30 anos, na Unicamp, vem desenvolvendo ações com o intuito de assistir aos funcionários, docentes e alunos da Universidade portadores de Diabetes Mellitus (DM) e envolvê-los no processo de autocuidado, visando reduzir os danos à saúde decorrentes da doença. Nesse sentido, busca estimular e sensibilizar os pacientes em relação à prevenção e detecção precoce de agravos e promoção de saúde com qualidade de vida. À partir de 2015, o Programa agregou uma nova atividade que consiste na avaliação sistemática dos pés do paciente diabético. O termo "pé diabético" é utilizado para nomear as diversas alterações e complicações ocorridas, isoladamente ou em conjunto, nos pés e nos membros inferiores dos pacientes com DM, e que podem evoluir para complicações potencialmente graves. A atividade implementada tem por objetivos: capacitar membros da equipe para avaliação adequada dos pés e membros inferiores do paciente com DM, promover eventos anuais para realização sistemática dessa ação e agregar a avaliação dos pés do paciente diabético à rotina de atendimento do CECOM. A metodologia utilizada engloba palestras informativas aos pacientes, sensibilização da equipe, consultas individuais com profissionais do Programa e avaliação rotineira dos pés do paciente com DM com discussão de condutas. Trata-se de uma ação realizada em parceria com o Ambulatório de Pé-Diabético do Hospital das Clínicas da Unicamp e alunos de Medicina da LIGA de Diabetes, estabelecendo relações próximas com os parceiros para transferência de conhecimento.

PDF
Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright (c) 2016 Edite Kazue Taninaga, Ricardo Pereira Moreira, Sonia Maria Dorta Ferreira, Ana Lucia Carletti de Moraes, Luciane da Silva Antunes, Rose Clélia Grion Trevizane, Maria Cristina Stolf, Miriam Susana Locatelli Marques da Silva, Maria Candida Ribeiro Parisi, Lila Lea Cruvinel, Tamara Maria Nieri, Tania Maria Granzotto, Rosely Cai Albertin, Renata Cristina di Grazia

Downloads

Não há dados estatísticos.