Programa de diabetes CECOM: vamos pegar no seu pé

Autores

  • Edite Kazue Taninaga Universidade Estadual de Campinas
  • Ricardo Pereira Moreira Universidade Estadual de Campinas
  • Sonia Maria Dorta Ferreira Universidade Estadual de Campinas
  • Ana Lucia Carletti de Moraes Universidade Estadual de Campinas
  • Luciane da Silva Antunes Universidade Estadual de Campinas
  • Rose Clélia Grion Trevizane Universidade Estadual de Campinas
  • Maria Cristina Stolf Universidade Estadual de Campinas
  • Miriam Susana Locatelli Marques da Silva Universidade Estadual de Campinas
  • Maria Candida Ribeiro Parisi Universidade Estadual de Campinas
  • Lila Lea Cruvinel Universidade Estadual de Campinas
  • Tamara Maria Nieri Universidade Estadual de Campinas
  • Tania Maria Granzotto Universidade Estadual de Campinas
  • Rosely Cai Albertin Universidade Estadual de Campinas
  • Renata Cristina di Grazia Universidade Estadual de Campinas

DOI:

https://doi.org/10.20396/sinteses.v0i6.8789

Palavras-chave:

Diabete mellitus. Pé diabético. Avaliação. Prevenção. Qualidade de vida

Resumo

O Programa de Diabetes do CECOM (Centro de Saúde da Comunidade) iniciado há 30 anos, na Unicamp, vem desenvolvendo ações com o intuito de assistir aos funcionários, docentes e alunos da Universidade portadores de Diabetes Mellitus (DM) e envolvê-los no processo de autocuidado, visando reduzir os danos à saúde decorrentes da doença. Nesse sentido, busca estimular e sensibilizar os pacientes em relação à prevenção e detecção precoce de agravos e promoção de saúde com qualidade de vida. À partir de 2015, o Programa agregou uma nova atividade que consiste na avaliação sistemática dos pés do paciente diabético. O termo "pé diabético" é utilizado para nomear as diversas alterações e complicações ocorridas, isoladamente ou em conjunto, nos pés e nos membros inferiores dos pacientes com DM, e que podem evoluir para complicações potencialmente graves. A atividade implementada tem por objetivos: capacitar membros da equipe para avaliação adequada dos pés e membros inferiores do paciente com DM, promover eventos anuais para realização sistemática dessa ação e agregar a avaliação dos pés do paciente diabético à rotina de atendimento do CECOM. A metodologia utilizada engloba palestras informativas aos pacientes, sensibilização da equipe, consultas individuais com profissionais do Programa e avaliação rotineira dos pés do paciente com DM com discussão de condutas. Trata-se de uma ação realizada em parceria com o Ambulatório de Pé-Diabético do Hospital das Clínicas da Unicamp e alunos de Medicina da LIGA de Diabetes, estabelecendo relações próximas com os parceiros para transferência de conhecimento.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Edite Kazue Taninaga, Universidade Estadual de Campinas

Enfermeira no Hospital das Clinicas da Unicamp.

Ricardo Pereira Moreira, Universidade Estadual de Campinas

Graduado em Medicina pela Universidade Estadual de Campinas com especialização em Clínica Médica e Psiquiatria. Médico Clínico assistente no Cecom-Unicamp e na Rede de Saúde Municipal de Valinhos-SP. Interesse em Estudos nas áreas de Saúde Mental, Saúde Pública e Endocrinologia/Metabologia.

Sonia Maria Dorta Ferreira, Universidade Estadual de Campinas

Possui graduação em Enfermagem pela Universidade Paulista, (Campinas, 2007). Com especialização em Geriatria e Gerontologia, (Campinas, 2008) e especialização em Cuidados Paliativos, (São Paulo, 2012). Atualmente trabalho no Centro de Saúde da Comunidade (CSS-CECOM) da Universidade Estadual de Campinas. Na área da Clinica desenvolvo junto com a equipe multiprofissional os programas de prevenção, promoção a saúde (Tabagismo, Diabetes, Hipertensão arterial, Oficina de memória, Núcleo de Educação Permanente - NEP e Preparação da Aposentadoria;De Bem Com a Vida).

Ana Lucia Carletti de Moraes, Universidade Estadual de Campinas

Possui graduação em Nutrição pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas(1999) e aperfeicoamento em Epidemiologia pela Universidade Estadual de Campinas(2000). Atuando principalmente nos seguintes temas:alimentação complementar, aleitamento materno, micronutrientes, crianças.

Luciane da Silva Antunes, Universidade Estadual de Campinas

Graduanda de Educação Fisica da Universidade Estadual de Campinas.

Rose Clélia Grion Trevizane, Universidade Estadual de Campinas

Colaboradora do Hospital das Clinicas da Universidade Estadual de Campinas.

Maria Cristina Stolf, Universidade Estadual de Campinas

É graduada em Enfermagem com Habilitição em Ginecologia e Obstetricia pela Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto - USP (1979). Atualmente é enfermeira no CSS - CECOM da Universidade Estadual de Campinas. Tem experiência na área de Saúde Coletiva com ênfase em Saúde e Trabalho.

Miriam Susana Locatelli Marques da Silva, Universidade Estadual de Campinas

Possui graduação em Enfermagem pela Universidade de São Paulo(1983).

Maria Candida Ribeiro Parisi, Universidade Estadual de Campinas

Médica, mestre e doutora em clínica médica pela Universidade Estadual de Campinas. Especialista em Saúde Pública e Diabetes pelo Instituto Nacional de Endocrinologia- Havana- Cuba. Assistente da disciplina de Endocrinologia do departamento de Clínica Médica da Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Estadual de Campinas- UNICAMP.

Lila Lea Cruvinel, Universidade Estadual de Campinas

Colaboradora do Hospital das Clinicas da Unicamp.

Tamara Maria Nieri, Universidade Estadual de Campinas

Diretora Médica Cecom na Unicamp.

Tania Maria Granzotto, Universidade Estadual de Campinas

Possui graduação em Serviço Social pela Faculdade de Serviço Social de Lins (1984), mestrado e doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas. Desde 1987 é assistente social na Universidade Estadual de Campinas.

Rosely Cai Albertin, Universidade Estadual de Campinas

Psicóloga Clinica do Cecom da Unicamp.

Renata Cristina di Grazia, Universidade Estadual de Campinas

Possui graduação em Fisioterapia pela Universidade Metodista de Piracicaba(1995), graduação em Direito pela Universidade Paulista(2001), especialização em Curso de Especialização em Acupuntura pelo Instituto Brasileiro de Estudos Homeopáticos E(1998), mestrado em Educação Física pela Universidade Estadual de Campinas(2002), doutorado em Educação Física pela Universidade Estadual de Campinas(2009).

Downloads

Publicado

2016-10-27

Como Citar

TANINAGA, E. K.; MOREIRA, R. P.; FERREIRA, S. M. D.; MORAES, A. L. C. de; ANTUNES, L. da S.; TREVIZANE, R. C. G.; STOLF, M. C.; SILVA, M. S. L. M. da; PARISI, M. C. R.; CRUVINEL, L. L.; NIERI, T. M.; GRANZOTTO, T. M.; ALBERTIN, R. C.; GRAZIA, R. C. di. Programa de diabetes CECOM: vamos pegar no seu pé. Sínteses: Revista Eletrônica do SimTec, Campinas, SP, n. 6, p. 168–168, 2016. DOI: 10.20396/sinteses.v0i6.8789. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/simtec/article/view/8789. Acesso em: 3 out. 2022.

Edição

Seção

Eixo 3 - Desenvolvimento Humano, Saúde, Sustentabilidade e Qualidade de Vida

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 3 4 5 6 7 > >>