Vivenciando a arte e a criatividade na instituição

Autores

  • Marcia Cristina Quaiatti Antonelli Universidade Estadual de Campinas
  • Vanessa Salheb Marinho Universidade Estadual de Campinas

DOI:

https://doi.org/10.20396/sinteses.v0i6.8787

Palavras-chave:

Arte. Oficina. Criatividade. Instituição.

Resumo

O fazer artístico possibilita tanto a reinserção social quanto a experiência pessoal. O exercício da criatividade permite o desenvolvimento do processo mental e emocional do indivíduo, proporcionando uma visão mais ampla de mundo, tomando decisões nas mais variadas situações da vida. O trabalho teve como objetivo melhorar a qualidade de vida dos participantes, permitindo que descubram seu potencial criativo e o apliquem para solucionar problemas, buscar novas alternativas de ação e de relações interpessoais como na vida pessoal, familiar e social. Além disso, teve o intuito de proporcionar o autoconhecimento e a autovalorização do indivíduo por meio do contato com a arte. As oficinas de pintura abstrata oferecidas pelo GGBS (Grupo Gestor de Benefícios Sociais) foram desenvolvidas em 02 encontros sendo realizados 01vez ao mês no Centro Cultural Casa do Lago. O método aconteceu através de oficinas de arte – pintura abstrata espatulada com atividades desenvolvidas em grupo, as quais tiveram início em 2009 e até o momento foram atendidas aproximadamente 700 pessoas. Os participantes utilizaram painéis de 70 x 90 cm como suporte para a criação dos trabalhos. Os materiais empregados foram pincéis, espátulas, dimensional acrílico nas cores preto e branco e tinta acrílica nas cores primárias, branco e preto. Concluiu-se que cada participante ao final do processo encontrou características singulares no ato de criar. Nas telas não observamos imagens concretas e definidas, sendo o observador quem interpreta como desejar a criação de cada um. Essa ação positiva contribui efetivamente para a Qualidade de Vida dos participantes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marcia Cristina Quaiatti Antonelli, Universidade Estadual de Campinas

Graduada pela Universidade Estadual Paulista- UNESP. Especialização em Psicologia Hospitalar pela Faculdade de Medicina de Marília - FAMEMA sendo bolsista Fundap. Especialização em Psico-oncologia pela Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais - FELUMA. 

Vanessa Salheb Marinho, Universidade Estadual de Campinas

Graduada em Psicologia pela Universidade da Amazônia (UNAMA-2015)/ Especialização em Psicologia Clínica/Hospitalar através do Aprimoramento Profissional em Psicologia Clínica na Saúde Reprodutiva da Mulher, com ênfase em Neonatologia e Obstetrícia (Caism/UNICAMP- 2016)/ Experiência na área Clínica/ Hospitalar e na área de Recursos Humanos (consultorias e empresas privadas)

Downloads

Publicado

2016-10-27

Como Citar

ANTONELLI, M. C. Q.; MARINHO, V. S. Vivenciando a arte e a criatividade na instituição. Sínteses: Revista Eletrônica do SimTec, Campinas, SP, n. 6, p. 166–166, 2016. DOI: 10.20396/sinteses.v0i6.8787. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/simtec/article/view/8787. Acesso em: 3 out. 2022.

Edição

Seção

Eixo 3 - Desenvolvimento Humano, Saúde, Sustentabilidade e Qualidade de Vida