Banner Portal
Histórico das doenças crônicas, lesões e hábitos de vida de diversos grupos de participantes do programa mexa-se UNICAMP (2003 A 2014)
PDF

Palavras-chave

Doenças crônicas não transmissíveis. Hábito de vida. Absenteísmo. Gastos públicos.

Como Citar

ZAMAI, Carlos Aparecido; BANKOFF, Antonia Dalla Pria. Histórico das doenças crônicas, lesões e hábitos de vida de diversos grupos de participantes do programa mexa-se UNICAMP (2003 A 2014). Sínteses: Revista Eletrônica do SimTec, Campinas, SP, n. 6, p. 165–165, 2016. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/simtec/article/view/8786. Acesso em: 28 mar. 2024.

Resumo

As doenças crônicas não transmissíveis (DCNT) são hoje responsáveis pela maioria das doenças e mortes em muitos países, seja de alta, média ou baixa condição socioeconômica. Os índices de morte por DCNT já estão mais elevados em países de baixa e média renda do que em países ricos. Quase dois terços das mortes prematuras em adultos (entre 15 e 69 anos) e três quartos de todas as mortes adultas são atribuíveis a tais condições. Objetivou-se neste analisar o histórico das doenças crônicas, lesões e hábitos de vida de diversos grupos de participantes do Programa Mexa-se Unicamp (2003 a 2014). Através de anamnese específica foram avaliados 841 participantes, ambos os gêneros, faixas etárias de 31 a 69 anos. Analisando os dados, verificou-se que 16,2% já estão acometidos por uma DCNT, este percentual refere-se a 137 pessoas, o que é muito preocupante pois na maioria dos grupos avaliados pelo Programa Mexa-se a partir de 2003 encontram-se incidências de DCNTs e de fatores de risco na população universitária, o que merece a atenção quanto ao possível índice de absenteísmo no trabalho, e, que tais fatores oneram horas de trabalho e gastos públicos, citando a hipertensão, diabetes e até mesmo a obesidade com grau mais elevado.

PDF
Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright (c) 2016 Carlos Aparecido Zamai, Antonia Dalla Pria Bankoff

Downloads

Não há dados estatísticos.