Resultados da avaliação do grupo multidisciplinar para cirurgia bariátrica no hospital de clínicas da UNICAMP

Autores

  • Ana Maria Neder Almeida Universidade Estadual de Campinas
  • Elaine Cristina Cândido Universidade Estadual de Campinas
  • Luciana Jaroslavski Universidade Estadual de Campinas
  • Débora Aparecida Oliveira Modena Universidade Estadual de Campinas
  • Leticia Baltieri Universidade Estadual de Campinas
  • Renata Cristina Gobato Universidade Estadual de Campinas
  • Camila Bacan Universidade Estadual de Campinas
  • Martinho Antônio Gestic Universidade Estadual de Campinas
  • Murillo Pimentel Utrini Universidade Estadual de Campinas
  • Everton Cazzo Universidade Estadual de Campinas
  • Felipe David Mendonça Chaim Universidade Estadual de Campinas
  • Elinton Adami Chaim Universidade Estadual de Campinas

DOI:

https://doi.org/10.20396/sinteses.v0i6.8785

Palavras-chave:

Obesidade mórbida. Cirurgia bariátrica. Equipe multidisciplinar.

Resumo

O Ambulatório de Obesidade Mórbida do HC-UNICAMP realiza tratamento de pacientes com obesidade grau I, II e III, tem uma Equipe Multidisciplinar, de médicos, enfermeiros, psicólogos, nutricionistas e fisioterapeutas, com o objetivo de orientar a perda de peso e seus aspectos de forma saudável. As orientações são apresentadas em grupos pré-estabelecidos, por toda Equipe, enfatizando que é necessário participação semanal, pontualidade, cumprimento das orientações, dieta alimentar e perder peso para dar continuidade à sua participação. O objetivo do trabalho foi os pacientes informarem se estão satisfeitos com as orientações recebidas pelos membros da Equipe. Um questionário com 18 perguntas foi aplicado e todos foram convidados a responder, sem a necessidade de identificação, de maneira que pudessem avaliar se o programa está preparando-os para serem operados. Foram analisados 175 questionários respondidos, sendo os resultados apresentados em porcentagens. A maioria dos pacientes identificou-se, e dentre aqueles que se identificaram 137 eram do sexo feminino (85,6%) e 23 eram masculinos (14,4%). Os pacientes também responderam se estão ou não preparados para a cirurgia após participarem das reuniões. A avaliação geral da Equipe e da estrutura do Serviço (sala de reuniões, espaço físico) foi considerada excelente em 31,4%, boa em 65,3%, podem melhorar em 2,8% e ruim em 0,5%. A análise dos resultados evidencia que a Equipe Multidisciplinar tem cumprido o seu papel de maneira efetiva no sentido de orientar adequadamente os obesos, no pré e pós-operatório.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Maria Neder Almeida, Universidade Estadual de Campinas

Possui graduação em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (1983), Campinas - São Paulo. Atualmente é Psicóloga da Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP. Tem experiência na área de Medicina, com ênfase em Cirurgia Gastroenterologica. Suas atividades são no Gastrocentro - Centro de Diagnóstico de Doenças do Aparelho Digestivo e Departamento de Cirurgia, às áreas de Cirurgia de Obesidade Mórbida, Doenças Inflamatórias Intestinais e Esôfago-Estômago-Duodeno, com atividades em Ambulatórios e Enfermarias.

Elaine Cristina Cândido, Universidade Estadual de Campinas

Ingresso no HC Unicamp em 9 de Agosto de 2004 vinculada a FUNCAMP para atuar como enfermeira na Enfermaria de moléstias infectocontagiosas. Em 10 de Julho de 2007 sou aprovada no concurso para enfermeiro vinculado a Unicamp e meu regime é alterado, mas permaneço na mesma locação. Neste mesmo ano sou convidada para supervisionar alunos da faculdade de Enfermagem da Unicamp na Disciplina EN891.

Luciana Jaroslavski, Universidade Estadual de Campinas

Colaboradora do Hospital das Clinicas da Unicamp.

Débora Aparecida Oliveira Modena, Universidade Estadual de Campinas

Fisioterapeuta Analista de Pesquisa Desenvolvimento e Inovação na empresa IBRAMED; Pesquisadora junto a Equipe Multidisciplinar de preparo pré-operatório para Cirurgia Bariátrica do Hospital das Clinicas da Unicamp de 02/ 2013 presente momento; Doutoranda em Ciências da Cirurgia- UNICAMP;Mestra em Ciência da Cirurgia Faculdade de Ciências Médicas- UNICAMP Fevereiro/2016; Pós Graduada em Fisioterapia Respiratória Adulto Infantil do Ambulatório á Terapia Intensiva. FHO- Maio/2012. Pós Graduada em Fisioterapia Dermato-Funcional - UGF-SP-Junho/2012.

Leticia Baltieri, Universidade Estadual de Campinas

Graduada em Fisioterapia pela Universidade Metodista de Piracicaba - UNIMEP (2009), Especialista em Fisioterapia em Unidade de Terapia Intensiva pela Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP (2011) e Mestre em Fisioterapia pela Universidade Metodista de Piracicaba - UNIMEP (2013). Atualmente é Doutoranda em Ciências da Cirurgia na Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP, e fisioterapeuta no CECOM-UNICAMP. Tem experiência em UTI geral, UTI pós-operatória, UTI transplante, Unidade Coronariana, Recuperação Anestésica e Enfermarias.

Renata Cristina Gobato, Universidade Estadual de Campinas

Docente da área de Nutrição Clínica. Experiência na área de nutrição hospitalar e ambulatorial, com foco em pacientes que apresentam doenças gastrointestinais e pacientes obesos que realizam cirurgia bariátrica. Mestra em Ciências pela Faculdade de Ciências Médicas-UNICAMP. Pós-Graduada em Nutrição no Sistema Digestório-UNICAMP e Nutrição Esportiva-USP.

Camila Bacan, Universidade Estadual de Campinas

Nutricionista Clínica. Divisão de Nutrição e Dietética do Hospital de Clínicas UNICAMP.

Martinho Antônio Gestic, Universidade Estadual de Campinas

Possui graduação em Medicina pela Universidade Estadual de Campinas (2001) e mestrado em Cirurgia pela Universidade Estadual de Campinas (2010). Atualmente é médico assistente do grupo de Cirurgia do pãncreas, vias biliares e obesidade do Hospital das Clínicas da Universidade Estadual de Campinas. Tem experiência na área de Medicina, com ênfase em Cirurgia Gastroenterologia

Murillo Pimentel Utrini, Universidade Estadual de Campinas

Possui graduação em Medicina pela Universidade Estadual de Campinas (2001) . Tem experiência na área de Medicina.

Everton Cazzo, Universidade Estadual de Campinas

Professor Assistente da Disciplina de Moléstias do Aparelho Digestivo da Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Estadual de Campinas (2017). Doutor em Ciências da Cirurgia pela Universidade Estadual de Campinas - Unicamp (2015). Mestre em Ciências da Cirurgia pela Universidade Estadual de Campinas - Unicamp (2013).

Felipe David Mendonça Chaim, Universidade Estadual de Campinas

Graduação em Medicina pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (2006). Residência médica em Cirurgia Geral pela Universidade São Francisco (2008-2009) e Cirurgia Geral Avancada pela Santa Casa de São Paulo (2010-2011). Mestrado em Ciências da Saúde (2014).

Elinton Adami Chaim, Universidade Estadual de Campinas

Possui graduação em Medicina pela Universidade Estadual de Campinas(1983), mestrado em Medicina pela Universidade Estadual de Campinas(1993), doutorado em Medicina pela Universidade Estadual de Campinas(1998), residencia-medicapela Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Estadual de Campinas(1987) e residencia-medicapela Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Estadual de Campinas(1986). Atualmente é Professor Associado da Universidade Estadual de Campinas, Membro de comitê assessor da Faculdade de Ciências Médicas - UNICAMP.

Downloads

Publicado

2016-10-27

Como Citar

ALMEIDA, A. M. N.; CÂNDIDO, E. C.; JAROSLAVSKI, L.; MODENA, D. A. O.; BALTIERI, L.; GOBATO, R. C.; BACAN, C.; GESTIC, M. A.; UTRINI, M. P.; CAZZO, E.; CHAIM, F. D. M.; CHAIM, E. A. Resultados da avaliação do grupo multidisciplinar para cirurgia bariátrica no hospital de clínicas da UNICAMP. Sínteses: Revista Eletrônica do SimTec, Campinas, SP, n. 6, p. 164–164, 2016. DOI: 10.20396/sinteses.v0i6.8785. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/simtec/article/view/8785. Acesso em: 3 out. 2022.

Edição

Seção

Eixo 3 - Desenvolvimento Humano, Saúde, Sustentabilidade e Qualidade de Vida

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)