Banner Portal
Resultados da avaliação do grupo multidisciplinar para cirurgia bariátrica no hospital de clínicas da UNICAMP
PDF

Palavras-chave

Obesidade mórbida. Cirurgia bariátrica. Equipe multidisciplinar.

Como Citar

ALMEIDA, Ana Maria Neder et al. Resultados da avaliação do grupo multidisciplinar para cirurgia bariátrica no hospital de clínicas da UNICAMP. Sínteses: Revista Eletrônica do SimTec, Campinas, SP, n. 6, p. 164–164, 2016. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/simtec/article/view/8785. Acesso em: 29 mar. 2024.

Resumo

O Ambulatório de Obesidade Mórbida do HC-UNICAMP realiza tratamento de pacientes com obesidade grau I, II e III, tem uma Equipe Multidisciplinar, de médicos, enfermeiros, psicólogos, nutricionistas e fisioterapeutas, com o objetivo de orientar a perda de peso e seus aspectos de forma saudável. As orientações são apresentadas em grupos pré-estabelecidos, por toda Equipe, enfatizando que é necessário participação semanal, pontualidade, cumprimento das orientações, dieta alimentar e perder peso para dar continuidade à sua participação. O objetivo do trabalho foi os pacientes informarem se estão satisfeitos com as orientações recebidas pelos membros da Equipe. Um questionário com 18 perguntas foi aplicado e todos foram convidados a responder, sem a necessidade de identificação, de maneira que pudessem avaliar se o programa está preparando-os para serem operados. Foram analisados 175 questionários respondidos, sendo os resultados apresentados em porcentagens. A maioria dos pacientes identificou-se, e dentre aqueles que se identificaram 137 eram do sexo feminino (85,6%) e 23 eram masculinos (14,4%). Os pacientes também responderam se estão ou não preparados para a cirurgia após participarem das reuniões. A avaliação geral da Equipe e da estrutura do Serviço (sala de reuniões, espaço físico) foi considerada excelente em 31,4%, boa em 65,3%, podem melhorar em 2,8% e ruim em 0,5%. A análise dos resultados evidencia que a Equipe Multidisciplinar tem cumprido o seu papel de maneira efetiva no sentido de orientar adequadamente os obesos, no pré e pós-operatório.

PDF
Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright (c) 2016 Ana Maria Neder Almeida, Elaine Cristina Cândido, Luciana Jaroslavski, Débora Aparecida Oliveira Modena, Leticia Baltieri, Renata Cristina Gobato, Camila Bacan, Martinho Antônio Gestic, Murillo Pimentel Utrini, Everton Cazzo, Felipe David Mendonça Chaim, Elinton Adami Chaim

Downloads

Não há dados estatísticos.