A atuação do psicólogo em unidade neonatal: relato de experiência no hospital da mulher prof. Dr. Aristodemo Pinotti – CAISM/UNICAMP

Autores

  • Andreza Viviane Rubio Universidade Estadual de Campinas
  • Liliane Zaparolli Universidade Estadual de Campinas

DOI:

https://doi.org/10.20396/sinteses.v0i6.8782

Palavras-chave:

Psicologia. Neonatologia.

Resumo

O progresso técnico encontrado em uma Unidade de Terapia Intensiva Neonatal permite a sobrevivência e internação de bebês com doenças graves, prematuros extremos e malformações. Neste contexto, o atendimento psicológico aos pais é de extrema importância, uma vez que este período é percebido pelos mesmos como um momento de crise, de angústia e de intensas vivências emocionais, que podem gerar desordem e sofrimento psíquico. Desta forma, o objetivo deste trabalho é descrever e compartilhar a atuação da psicologia na unidade de Neonatologia do CAISM/UNICAMP. Os atendimentos aos pais são realizados de forma individual e/ou em grupo, destinados ao suporte emocional e auxílio no processo de aproximação e construção do vinculo afetivo entre eles e o bebê. Os mesmos são atendidos desde a entrada do filho na unidade, ou antes, no período gestacional quando os riscos de prematuridade ou internação são expressivos. A visita dos irmãos é estimulada e acompanhada através de breve avaliação pré e pós entrada dos mesmos à unidade. Em caso de óbito neonatal, o psicólogo atua no acolhimento, permitindo a expressão dos sentimentos e garantindo um momento de privacidade e despedida ao filho. Desde 2014, a psicologia vem ganhando um espaço de atuação na unidade, promovendo à possibilidade de escuta e apoio, minimizando danos e possíveis traumas as famílias. A atuação do psicólogo na UTIN é essencial para que os pais possam elaborar sentimentos e vivências do período, além de potencializar o vínculo entre pais/bebês e a comunicação entre pais/equipe.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Andreza Viviane Rubio, Universidade Estadual de Campinas

Graduada pela Universidade Estadual Paulista- UNESP. Especialização em Psicologia Hospitalar pela Faculdade de Medicina de Marília - FAMEMA sendo bolsista Fundap. Especialização em Psico-oncologia pela Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais - FELUMA. Experiência na área clínica e na área da saúde coletiva e hospitalar. 

Liliane Zaparolli, Universidade Estadual de Campinas

Psicóloga no Hospital da Mulher Profº José Aristodemo Pinotti - CAISM/UNICAMP e Professora de atividades práticas da Faculdade de Jaguariúna. Especialização em Saúde Reprodutiva da Mulher e Psicologia Hospitalar pela Faculdade de Ciências Médicas/UNICAMP.

Downloads

Publicado

2016-10-27

Como Citar

RUBIO, A. V.; ZAPAROLLI, L. A atuação do psicólogo em unidade neonatal: relato de experiência no hospital da mulher prof. Dr. Aristodemo Pinotti – CAISM/UNICAMP. Sínteses: Revista Eletrônica do SimTec, Campinas, SP, n. 6, p. 161–161, 2016. DOI: 10.20396/sinteses.v0i6.8782. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/simtec/article/view/8782. Acesso em: 26 set. 2022.

Edição

Seção

Eixo 3 - Desenvolvimento Humano, Saúde, Sustentabilidade e Qualidade de Vida

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

Artigos Semelhantes

1 2 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.